Quais sao os processos patológicos gerados na tireiode quando sofre um desequilíbrio
Soluções para a tarefa
Resposta:
Obesidade, taquicardia, osteoporose , hipocalcemia, etc.
Explicação:
São diversos processos, mas a tireoide está ligada a velocidade do metabolismo. Assim, quando temos um hipotireoidismo(baixo funcionamento da tireoide) o organismo tende a ficar mais lento( preguiçoso) e armazenar mais gordura, por isso muitas pessoas que sofrem desse processo patológico ganham peso mesmo que não comam exageradamente. O processo inverso do hipotireoidismo é o hipertireoidismo( alto funcionamento da tireoide) , deixa o metabolismo mais rápido, e armazena menos gordura, mas tem efeitos como taquicardia( aumento dos batimento cardíacos) entre outros. A utilização de medicamentos como a levotiroxina sódica com a intenção de emagrecer tem gerado hipertireoidismo em muitas pessoas e , consequentemente, efeitos adversos como a taquicardia e até a morte.
É importante ressaltar que a glândula da tireoide excreta hormônios e que controlam a atividade fisiológica. E que essa glândula é controlada pela glândula mestra Hipófise que assume o papel de analisar a necessidade corporal através de sinalizadores bioquímicos.
Outros hormônios relacionados com a tireoide são calcitonina e paratormônio, esses são produzidos pela paratireoide( zona específica da tireoide). Esses hormônios são utilizados pelo organismo para controlar a quantidade de cálcio nos ossos de na corrente sanguínea.
Paratormônio retira cálcio da matriz óssea e direciona a corrente sanguínea
sendo um forte indicador de hipocalcemia(baixa quantidade cálcio no organismo) , muito frequente em idosos e que gera a famosa osteoporose.
Calcitonina faz o inverso retira o cálcio da corrente sanguínea e estimula a depositamento na matriz óssea, o que em excesso poder nocivo ao organismo uma vez que o cálcio é extremamente importante em funções como contração muscular.
Resumindo, a tireoide e uma glândula responsável por produzir diversos hormônios que controlam as atividades fisiológicas dos organismos, quando em desiquilíbrio pode afetar a qualidade de vida do indivíduo.