Sociologia, perguntado por lucianobarros025025a, 9 meses atrás

Quais são os princípios éticos do hinduísmo​

Soluções para a tarefa

Respondido por jsf92015
2

A fonte espiritual do Hinduísmo encontra-se nos Vedas, uma coleção de antigos textos escritos por sábios anônimos, os chamados “videntes” védicos. Existem quatro Vedas, o mais antigo dos quais é o Rig Veda. Escritos em sânscrito arcaico, a linguagem sagrada da índia, os Vedas constinuam a ser a mais alta autoridade religiosa para a maioria dos setores do Hinduísmo. Na índia, qualquer sistema filosófico que não aceite a autoridade dos Vedas é considerado heterodoxo.

As massas do povo indiano, contudo, tem recebido os ensinamentos do Hinduísmo não através dos Upanishads mas, sim, por intermédio de um grande número de contos populares, reunidos em épicos, o Mahabharata, contém o texto religioso favorito da Índia, o belíssimo poema espiritual do Bhagäväd Gitä. O Gitä, como é comumente designado, é um diálogo entre o deus Krishna e o guerreiro Arjuna, que se encontra em grande desespero uma vez que se vê forçado a combater seus próprios parentes na grande guerra familiar que constitui a história principal do Mahabharata. Krihsna, disfarçado como o cocheiro de Arjuna, dirige o carro de guerra bem no meio dos dois exércitos e, nesse ambiente dramático do campo de batalha, põe-se a revelar a Arjuna as verdades mais profundas do Hinduísmo. À medida que o deus fala, o cenário realista da guerra entre as duas famílias perde seus contornos e fica claro que a batalha de Arjuna é, em verdade, a batalha espiritual da natureza humana, a batalha do guerreiro em busca da iluminação. O próprio Krishna aconselha Arjuna:

“Mata então com a espada da sabedoria a dúvida nascida da ignorância que jaz em teu coração. Fica em harmonia contigo mesmo, em Yoga, e ergue-te, grande guerreiro, ergue-te.(Bhagäväd Gitä, 4. 42)”

A base da instrução espiritual do Krishna, como, de resto, de todo o Hinduísmo, consiste na idéia de que as coisas e eventos que nos cercam nada mais são, em sua grande variedade, que manifestações diversas de uma mesma realidade última. Essa realidade, chamada Brahman, é o conceito unificador que confere o Hinduísmo seu caráter essencialmente monístico, não obstante a adoração de numerosos deuses e deusas. (O Tão da Física – Fritjof Capra)


lucianobarros025025a: sem reclamar mais...n tem uma resposta mais curta?
Perguntas interessantes