Quais são os principais problemas enfrentados pelos pesquisadores de instituições governamentais onde mais ocorreram Os Pesquisadores do país?
Soluções para a tarefa
Os cientistas brasileiros passam por uma verdadeira via crucis quando se trata de importar material de pesquisa. Eles reclamam do excesso de burocracia. A Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento realizou uma enquete junto a 50 pesquisadores de todo o país sobre as principais dificuldades do processo de importação. Seis meses de espera por equipamentos importados é a realidade para a grande maioria dos pesquisadores. O governo federal até criou um programa para facilitar a vida dos pesquisadores, o Importa Fácil, mas apenas 8% dos entrevistados disseram ter usado o benefício. Isso porque seu regulamento não inclui produtos perecíveis, o principal tipo de importação de cientistas. Com isso, pesquisas ficam paradas, animais que seriam usados em testes morrem antes de chegar ao laboratório e equipamentos frágeis de pesquisa são tratados como eletrodomésticos na alfândega. Tanto descaso levou um grupo de pesquisadores ao Ministério da Ciência e Tecnologia, no mês passado. A coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano, Mayana Zatz, uma das maiores autoridades do país quando se fala em células-tronco, participou da reunião. Ela resume as consequências da demora na liberação de produtos nas alfândegas.
"Entre você ter uma idéia e colocá-la em prática, às vezes você leva tanto tempo, que outra pessoa lá fora já fez e você nem adianta mais fazer. Pesquisa é uma coisa de rapidez. Ou você trabalha num campo competitivo, que é onde você tem trabalhos de mais impacto, aí a agilidade é fundamental, ou você faz aquela pesquisinha que não é competitiva mas também não tem muito impacto".
Espero ter ajudado mesmo ;)
Abraço e bons estudos!! <3