quais são os principais inimigos naturais do café
Soluções para a tarefa
Resposta:
a broca do café, o bicho mineiro e o ácaro vermelho.
Explicação:
A broca do café, o primeiro desses inimigos que vamos abordar, é o grande terror da região amazônica. Tem esse nome porque, ao se alimentar, deixam as sementes todas cheias de pequenos furinhos. É uma praga que traz prejuízos não só para a produção, mas também, para a qualidade do café, sendo capaz de reduzir a produção em até 20%.
Já o bicho mineiro, o segundo dos malfeitores, também representa um grande terror para as plantações de café, mas dessa vez em escala mundial! Essa lagarta se alimenta do “recheio” das folhas. Ela fica entre as duas epidermes e vai cavando tuneis até se desenvolver completamente. Com a destruição das folhas, as plantas deixam de realizar fotossíntese, perdem uma parte da energia e, como consequência, uma parte de suas produções. Em casos extremos pode ser responsável pela diminuição de até 80% da produção.
Por último temos o ácaro vermelho, que na verdade se parece com um aracnídeo. Apesar de não ser tão perigoso quanto os seus parceirinhos de vilania, essa praga ainda exige bastante atenção dos cafeicultores. Ele age nas superfícies das folhas, sugando o conteúdo celular das mesmas. Nesse processo, os líquidos destas células sobem para a superfície e, ao entrar contato com os raios solares, causam uma queimadura, deixando as folhas com um aspecto “bronzeado”. O resultado disto é a diminuição do processo fotossíntese e, junto dele, a diminuição da produção.