Biologia, perguntado por santosdasilvalucas24, 1 ano atrás

Quais são os órgãos externos encarregados da protecao do olho ?

Soluções para a tarefa

Respondido por jamillymarcelaribeir
1

Resposta:

Explicação:

A órbita, os cílios, as pálpebras, a conjuntiva e as glândulas lacrimais ajudam a proteger os olhos.

Estruturas que protegem o olho

As estruturas ósseas da órbita (a cavidade óssea que contém o globo ocular e seus músculos, nervos e vasos sanguíneos, assim como as estruturas que produzem e drenam as lágrimas) se projetam além da superfície do olho. Essas estruturas protegem o olho ao mesmo tempo permitindo que ele se mova livremente em todas as direções.

Os cílios são pelos curtos e resistentes que crescem desde a extremidade das pálpebras. Os cílios da pálpebra superior são maiores que os da pálpebra inferior e estão virados para cima. Os cílios inferiores são virados para baixo. Os cílios mantêm insetos e partículas estranhas afastados dos olhos ao agir como barreira física e ao fazer com que a pessoa pisque em reflexo à mais leve sensação ou provocação.

As pálpebras superior e inferior são camadas finas de pele e músculo que cobrem os olhos. Elas fecham-se rapidamente como reflexo (piscar) para formar uma barreira mecânica que protege o olho de objetos estranhos, do vento, pó, insetos e da luz muito intensa. Esse reflexo é ativado perante a visão de um objeto que se aproxima, pelo contato de um objeto com a superfície do olho, ou quando os cílios são expostos ao vento ou pequenas partículas, como a poeira ou insetos.

Sobre a superfície úmida interna da pálpebra, a conjuntiva se retrai de modo a cobrir a superfície frontal do globo ocular até a extremidade da córnea. A conjuntiva protege os tecidos sensíveis que estão cobertos por ela.

O ato de piscar faz com que as pálpebras ajudem a espalhar as lágrimas pela superfície do olho. As lágrimas consistem em um líquido salgado que continuamente lava a superfície do olho para mantê-lo úmido e transfere oxigênio e nutrientes para a córnea, a qual carece de vasos sanguíneos que fornecem essas substâncias para outros tecidos. Quando se fecham, as pálpebras ajudam a reter a umidade na superfície do olho. Pequenas glândulas, situadas no extremo da pálpebra, secretam uma substância oleosa que melhora a película lacrimal e evita que as lágrimas evaporem. As lágrimas mantêm a superfície do olho úmida e saudável. Sem essa umidade, a córnea (que normalmente é transparente) pode secar, ficar danificada infectada e opaca. As lágrimas também retêm e arrastam pequenas partículas que entram no olho. Além disso, as lágrimas são ricas em anticorpos, que ajudam a evitar infecções. As pálpebras e as lágrimas também protegem o olho e permitem o acesso livre de impurezas dos raios de sol.

As lágrimas contêm três camadas: água, muco e óleo. As glândulas lacrimais produzem a camada de água. As glândulas lacrimais, situadas no extremo superior externo de cada olho ( De onde vêm as lágrimas) e dentro da conjuntiva, produzem a parte aquosa das lágrimas, que flui para a superfície dos olhos pelos dutos excretores lacrimais. As glândulas mucosas na conjuntiva produzem muco, e as glândulas sebáceas (lipídicas) na margem das pálpebras produzem um óleo. A mistura de muco e óleo com a parte aquosa das lágrimas cria uma película lacrimal mais protetora.

As lágrimas são drenadas de cada olho para o nariz por meio de um dos dois dutos nasolacrimais. Cada um deles tem aberturas próximas ao nariz, na extremidade das pálpebras superiores e inferiores, e são chamados de ponto.


santosdasilvalucas24: Caraí ajudou muito
jamillymarcelaribeir: foi um prazer mano
Perguntas interessantes