quais são os mitos da libras
Soluções para a tarefa
MITO: "Haveria uma única e universal língua de sinais usada por todas as pessoas surdas."
VERDADE: É mentira, pois as várias línguas de sinais são diferentes umas das outras, por exemplo, nos EUA é ASl; na Inglaterra é BSL; no Portugal é LGP; e aqui no Brasil é LIBRAS. É igual as línguas faladas, por exemplo, inglês - japonês - francês. Se pensa que dá todas as pessoas surdas comunicar em uma língua universal, por que os ouvintes não pensam que podem ter uma língua universal se falam com boca e voz?
MITO: "Haveria uma falha na organização gramatical da língua de sinais que seria derivada das línguas de sinais, sendo um pidgin sem estrutura própria, subordinado e inferior às línguas orais."
VERDADE: Primeiro lugar, as línguas de sinais são LÍNGUAS. Segundo lugar, as línguas de sinais independem das línguas faladas. Um exemplo bem claro: A língua de sinais portuguesa é de origem inglesa e a língua de sinais brasileira é de origem francesa, é mesmo a língua falada de português nos países Portugal e Brasil. Como nas línguas faladas, existem alguns empréstimos linguísticos. As línguas de sinais apresentam o mesmo estatuo linguístico identificado nas línguas faladas.
.
MITO: "A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial, com conteúdo restrito, sendo estética, expressiva e linguisticamente inferior ao sistema de comunicação oral."
VERDADE: As línguas de sinais podem ser utilizadas para várias funções identificadas na produção das línguas humanas. Pode usar a língua de sinais para produzir um poema, uma estória, um conto, uma informação, um argumento. Pode opinar, criticar, aconselhar e outras possibilidades. A língua de sinais não é inferior a nenhuma outra língua e é reconhecida como qualquer outra língua.
5- MITO: "As línguas de sinais derivariam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes."
VERDADE: As pessoas pensam que é fácil aprender as línguas de sinais por causa de gestos. Não é verdade, as línguas de sinais são difíceis de aprender como outras línguas. É preciso dedicação muito para aprender uma língua de sinais, mas com esse mito, as pessoas pensam que sabem a língua de sinais por causa de usar alguns gestos e sinais que aprenderam na aula de língua de sinais. A comunicação de língua de sinais tem a parte de assuntos mais abstratos. Vai precisar da língua de sinais para comunicar as ideias abstratas.
.
6- MITO: "As línguas de sinais, por serem organizadas espacialmente, estariam representadas n hemisfério direito do cérebro, uma vez que esse hemisfério é responsável pelo processamento de informação espacial, enquanto que o esquerdo, pela linguagem."
VERDADE: As pesquisas com surdos apresentando lesões em um dos hemisférios apresentam que as línguas de sinais são processadas linguisticamente no hemisfério esquerdo da mesma forma que as línguas faladas. Existe uma diferença que o hemisfério esquerdo é responsável pelas informações linguísticas e o hemisfério direito é responsável pela informações espaciais e visuais. Conclui que a língua de sinais é um sistema, que faz parte da linguagem humana, processado no hemisfério esquerdo e no hemisfério direito.
Há muitas crenças sobre a Libras
Dizem que a Libras é o português feito com as mãos e os sinais substituem as palavras faladas ;
Dizem que é uma linguagem como a dos animais , do corpo humano , da mímica ;
Outros dizem que é um conjunto de gesto que interpreta as líguas orais ;
Ou que é uma linguagem limitada que expressa apenas informações , conceitos ;
E que a Libras não é capaz de expressar ideias abstratas.
A Libras são comparáveis a quaisquer línguas orais porque:
- A Libras expressa ideias sutis , complexa e abstratas .
- Possuem uma estrutura gramatical própria como qualquer língua .
- Expressam ideias , pensamentos , desejos , sentimentos …
A Língua Brasileira de Sinais é utilizada pela maioria dos Surdos no Brasil, como qualquer outra língua, possui expressões que diferem de região para região (regionalismo), que traz mais legitimidade como língua, ao contrário do que muitos pensam, a Língua de Sinais não são simplesmente mímicas ou gestos soltos, utilizados para facilitar a comunicação, possui estrutura gramatical própria, iniciada por Eduard Huest, educador trazido da França pelo imperador Dom Pedro II, para o ensino dos Surdos. Mas existem alguns mitos que devem ser rompidos:
Mitos
Mito 1: A língua de sinais seria uma mistura de pantomima (mímica) e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos.
Mito 2: Haveria uma única e universal língua de sinal usada por todas as pessoas surdas. Porém essa concepção ainda faz parte do senso comum.
Mito 3: Haveria uma falha na organização gramatical da língua de sinais que seria derivada das línguas de sinais, sendo um pidgin sem estrutura própria subordinado e inferior a língua orais.
Mito 4: A língua de sinais seria um sistema conteúdo restrito, sendo expressiva e linguisticamente inferior ao sistema de comunicação oral.
Mito 5: As línguas de sinais derivam da comunicação espontânea dos ouvintes.
Mito 6: As línguas de sinais, por serem organizadas espacialmente, estariam representadas no hemisfério direito do cérebro, uma vez que esse hemisfério é responsável pelo processo de informação espacial enquanto o esquerdo, pela linguagem.
Verdades
Língua de Sinais: Língua de modalidade gestual-visual. Tem como canal ou meio de comunicação movimentos gestuais e expressões faciais. A LIBRAS é considerada a língua natural dos surdos. As línguas de sinais são diferentes nos diferentes países.
Língua de Sinais pode ser definida como uma língua natural e utilizada pela maioria dos Surdos do mundo. A Língua de Sinais tem como estrutura fundamental o visual-gestual, sendo pronunciada pelo corpo e percebida pela visão, sua aprendizagem requer atenção visual, memória visual, expressão corporal e facial e agilidade manua
espero ter ajudado