quais são os melhores esportes de aventura? explique quais são suas principais características?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os 6 melhores esportes de aventura
Os esportes de aventura oferecem diversas vantagens. Além de serem benéficos para nós, eles podem ser praticados em diferentes lugares: no rio, no mar ou em meio a uma floresta. Para aqueles que não têm muito tempo de ir até a natureza, existem opções nas próprias cidades, que é o caso das paredes verticais para fazer escalada.
Não gosta de fazer sempre a mesma atividade? As alternativas para se aventurar por aí variam muito. Antigamente, esportes radicais envolviam apenas paraquedismo, snowboard e voo livre. No entanto, ao longo do tempo, foram criadas outras atividades, como rafting, trekking e Airsoft. Quer saber mais sobre esses esportes? Vamos falar de alguns. Confira abaixo!
1. Trekking
Um dos esportes radicais mais praticados por quem gosta da sensação de estar vivendo uma aventura, o trekking é uma caminhada em trilhas em meio à natureza. Existem vários lugares onde esses trajetos podem ser feitos, e, muitas vezes, não é necessário o uso de equipamentos.
No entanto, é bom ter uma preparação e atenção para não se perder na trilha, escolhendo uma que esteja de acordo com a sua capacidade. Se você é sedentário, comece por um caminho menor e vá aumentando aos poucos, à medida que se sentir mais confiante.
Por ser uma atividade que não exige um gasto grande de dinheiro e que é fácil de ser praticada, o trekking pode ser feito tanto sozinho (para ficar com seus pensamentos), quanto com amigos. O bom dele é que permite apreciar a fauna e flora do lugar e, algumas vezes, se deliciar nas águas de uma cachoeira no final da trilha.
2. Rafting
Esse é um esporte para quem gosta de adrenalina na água. Trata-se de descer de corredeiras de rios com o uso de um bote inflável e equipamentos de segurança. Apesar de exigir muito dos braços, não é preciso ter um alto condicionamento físico se quiser praticá-lo. No entanto, esse esporte demanda equilíbrio e concentração para permanecer firme no bote.
O legal dele é que, quanto mais tranquilas forem as águas, mais esforço será preciso para conseguir mover o bote. Então, a agitação pode acabar facilitando o percurso. Mas, mesmo em águas calmas, não se pode esquecer do uso dos equipamentos de segurança; assim, é possível diminuir o risco que envolve o rafting.
3. Surfe
O surfe tem a sua imagem vinculada a um modo de vida alternativo, em que se busca a liberdade e sensações emocionantes. Apesar de existir há muitos anos, ele é considerado um esporte recente, por ter sofrido algumas mudanças, e é um dos mais conhecidos entre a categoria de esportes de aventura, por isso, dispensa apresentações. São realizadas competições no mundo todo com manobras incríveis de se ver em meio a ondas enormes.
Pode parecer fácil ficar em pé em cima da prancha, mas é exigido um alto nível de equilíbrio e concentração. Também, ao realizar manobras nas ondas, a dificuldade do esporte aumenta, cativando o coração de quem gosta de se superar.
Por se tratar de uma prática em alto-mar com ondas muito grandes, é indicado que o praticante saiba nadar, para que, caso ocorra algum imprevisto, seja possível se desvencilhar e subir para a superfície sem se afogar.
4. Escalada
Esse é outro esporte muito popular. A escalada pode ser feita com a ajuda de cordas, mosquetões e alguns outros equipamentos que facilitam a subida e dão segurança. Ela pode ser praticada tanto na natureza — em montanhas, por exemplo —, como em cidades que têm lugares especializados na prática com paredões. Dessa forma, quem não tem tempo para fazer um passeio mais longo no final de semana pode optar por uma escalada na cidade mesmo.
Explicação: