quais são os limites da utilização da tecnologia em tempos de pandemia?
por favor preciso desta resposta para hoje a 13.00 ;-;
Soluções para a tarefa
Explicação:
Nos últimos dias, um dos temas que mais tem se discutido mundo afora é a possibilidade dos governos usarem os dados de celular para controlar a movimentação de moradores. O assunto ganhou ainda mais força com o anúncio do acordo do Ministério da Ciência e Tecnologia com as grandes operadoras de telecomunicações para obter informações a partir de dados anonimizados de celulares e monitorar deslocamentos durante a pandemia do novo coronavírus
Resposta:
Um momento de crise é também uma oportunidade de união e de colaboração com a sociedade. Num movimento coordenado com nossos parceiros de negócio, universidades, institutos de ciência e tecnologia e organizações sociais, lançamos uma ampla frente de apoio para combater o coronavírus.
São ações que mobilizam nossos colaboradores, pesquisadores e parceiros, utilizando nossa infraestrutura tecnológica, recursos e capacidade de resposta para ajudar a salvar vidas. Abrangem desde a cooperação científica com nossa rede tecnológica em busca soluções ágeis nas áreas de prevenção, tratamento da doença e suporte hospitalar, até iniciativas de doação de equipamentos e testes de detecção de Covid-19.
Conheça cada uma dessas ações:
Frente Científica
Ventiladores Pulmonares
Os ventiladores pulmonares mecânicos estão entre os equipamentos essenciais para tratamento de pacientes graves com Covid-19. Com o avanço rápido da pandemia no Brasil, a aceleração da produção de novos equipamentos se faz urgente. Para isso, apoiamos a Coppe-UFRJ na produção de protótipos desses ventiladores, com o objetivo de desenvolver um modelo que seja mais barato e simples de montar.
Supercomputadores colaboram com pesquisas de vacinas e medicamentos
Três petaflops: o equivalente à capacidade de processamento de 3 milhões de laptops. Essa é a disponibilidade computacional que estamos realocando, junto com parceiros, para colaborar com os estudos liderados pela Universidade de Stanford em busca de vacinas e medicamentos para a COVID-19. O uso desses supercomputadores permite acelerar o tempo das simulações para os pesquisadores chegarem a resultados mais rápidos em seus estudos.
Aferição da temperatura de colaboradores
Nossas câmeras de controle infravermelho ou termográficas – utilizadas originalmente em inspeção de equipamentos - estão sendo adaptadas para identificar a temperatura corporal dos nossos colaboradores. Para atuar no controle da proliferação da Covid-19, esses equipamentos estão sendo especialmente convertidos para medir a temperatura corporal dos colaboradores, com alguns parâmetros ajustados, em conjunto com os fabricantes. O dispositivo que identifica a emissão de calor de superfícies quentes de equipamentos foi adaptado para o corpo humano.
Frente de Responsabilidade Social
Doação de itens de segurança e higiene ao Hospital da UFRJ
Doamos cerca de 20 mil equipamentos de segurança e produtos de higiene para a instituição ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), como luvas de laboratório, óculos de segurança, máscaras purificadoras de ar, frascos, álcool e detergente. Os materiais, que pertencem ao estoque do Centro de Pesquisas (Cenpes) da companhia, serão utilizados no atendimento de pacientes com coronavírus e na proteção das equipes de saúde.
Doação de 600 mil testes para diagnóstico de Covid-19 ao SUS
Doamos ao Sistema Único de Saúde (SUS) 600 mil testes para diagnóstico de Covid-19. Desse total, 400 mil serão entregues ao Ministério da Saúde e 200 mil à Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Essas testagens, do tipo RT-PCR, são consideradas "padrão ouro" pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, pois fornecem um diagnóstico preciso na identificação da presença do vírus. Os testes serão importados dos Estados Unidos e devem chegar ao Brasil em abril.