Quais são os grupos de alimentos responsáveis pela produção dehormônios como testosterona e progesterona
Soluções para a tarefa
Explicação:
Abacate
Além de ser fonte de gorduras benéficas, que fazem bem para a saúde do coração, o abacate é indicado para aumentar os níveis de progesterona no organismo. De acordo com a nutricionista, você pode consumir essa fruta de diversas formas. "Você pode preparar creme de abacate, usá-lo na salada com atum e cebola, amassado com limão e adoçado ou na vitamina com leite. O abacate auxilia no gerenciamento do estresse, controlando o cortisol e com isso ajuda no aumento da progesterona.
Fontes de L-arginina
Para quem não conhece, a L-arginina é um tipo de aminoácido que faz bem para a saúde do sistema circulatório, dos músculos e, quando consumido a longo prazo, ajuda a manter a progesterona alta. Por isso, a nutricionista recomenda alguns alimentos fontes dessa substância: "atum, carne de porco (lombo é o mais magro), frango, peru, salmão, lentilha (leguminosa como substituição ao feijão, na sopa ou junto com o arroz), semente de abóbora.
Fontes de vitamina B6 (piridoxina)
Além de serem importantes para a saúde do sistema nervoso, as vitaminas do complexo B fazem bem para os ovários e para o sistema reprodutor feminino como um todo. A piridoxina (vitamina B6), em especial, atua diretamente aumentando os níveis de progesterona no organismo, o que é importante para o controle dos ciclos menstruais e redução dos sintomas da TPM, por exemplo.
Fontes de vitamina C
Para manter o sistema imunológico fortalecido e os níveis de progesterona dentro do ideal, a nutricionista também recomenda o consumo de alimentos ricos em vitamina C: "frutas como abacaxi, acerola, caju, goiaba, kiwi, laranja, morango, tangerina; legumes e verduras como brócolis, couve-flor, pimentão, couve-manteiga e repolho, cozidas ou refogadas no almoço e jantar.
Fontes de magnésio
Além de ser importante para o sistema nervoso (ajuda a reduzir o estresse, a melhorar a memória e auxiliar nas funções cerebrais), o magnésio é um mineral importante para manter os hormônios - em especial, a progesterona - em devido equilíbrio. Por isso, Adriana sugere incluir alimentos fontes desse nutriente no cardápio diário: "abóbora (cozida ou como purê), alcachofra, aveia (na vitamina, no mingau, na salada de frutas ou na sopa), banana, espinafre, oleaginosas, chocolate 70% cacau, semente de abóbora (como lanche sozinha ou junto com as oleaginosas.
Fontes de zinco
Você sabia que alimentos ricos em zinco também podem ajudar no controle da progesterona? A nutricionista dá dicas de como manter uma dieta rica no nutriente: "Inclua carne bovina, frango, frutos do mar (acompanhando o peixe ou como molho de macarrão), gérmen de trigo (junto com o iogurte ou na vitamina), oleaginosas e sementes de abóbora
espero ter ajudado