Quais são os géis não iônicos mais empregados na farmácia de manipulação *
Soluções para a tarefa
Olá.
- Primeiramente, o que seriam géis não iônicos?
Os géis não-iônicos não possuem carga específica (carga ionizável), apresentando um balanço (equilíbrio) entre as porções hidrofóbicas e hidrofílicas das moléculas.
As substâncias lipossolúveis geralmente emulsionam (estabilizam) sistemas A/O e as hidrossolúveis os sistemas O/A. São representados pelos ésteres de glicol e de glicerol, ésteres de sorbitano, polissorbatos, ésteres de álcoois graxos, ésteres de ácidos graxos e poliglicóis.
- Exemplos de géis não iônicos:
Como exemplos de géis não-iônicos podemos citar os ésteres poliglicólicos de ácidos graxos (estearato de polioxietileno 40), álcoois graxos de cadeia longa (cetílico, estearílico e cetoestearílico), ésteres de glicerina e glicólicos (monoestearato de glicerila), ésteres de sorbitano (monoestearato de sorbitano) e polissorbatos (polissorbato 80).
- Vantagens dos géis não iônicos:
Eles constituem um grupo muito importante porque têm baixa toxicidade, menores problemas de compatibilidade com outros materiais e são menos sensíveis à mudança de pH e adição de eletrólitos. Assim, apresentam como vantagens em relação aos demais tipos de emulsionantes um menor grau de irritabilidade cutânea, baixa toxicidade, baixa sensibilidade aos aditivos (eletrólitos), maior grau de compatibilidade com substâncias diversas e menor sensibilidade às alterações de pH.
Espero ter ajudado ;)