Biologia, perguntado por phelipecabral23, 1 ano atrás

QUAIS SAO OS FATORS RESPONSAVEIS PELA RESISTENCIA BACTERIANA

Soluções para a tarefa

Respondido por urigomes2008
1

Em uma análise de 10 estudos empreendidos em hospitais-escola de vários países, investigadores determinaram que entre 40% e 91% dos antibióticos prescritos eram impróprios. A pesquisa também revelou que frequentemente os profissionais de saúde desconsideravam na sua prática as medidas básicas de higiene, como lavar as mãos ou substituir as luvas antes e depois de examinar o paciente. Equipamentos inadequadamente reprocessados também são importantes na disseminação das doenças infecciosas. Em um estudo, investigadores que inspecionaram clínicas de saúde em República Unida de Tanzânia, descobriram que aproximadamente 40% das agulhas e seringas reutilizáveis, presumivelmente estéreis, estavam contaminadas. Treinamento inadequado, vigilância e educação em higiene básica têm implicações importantes, não só para a própria população do hospital, Resposta:

Já na metade do século XX, logo após a introdução da penicilina no mercado, os cientistas começaram a notar o aparecimento de uma cepa penicilina-resistente de Staphylococcus aureus, uma bactéria comum que participa da flora normal do corpo humano. Cepas resistentes de gonococo, Shigella flexnery (uma das principais causas de morte prematura em países em desenvolvimento) eSalmonella seguiram rapidamente os Staphylococcus.

Desde esse primeiro caso de Staphylococcus resistente, o problema da resistência antimicrobiana tem sido uma grande preocupação para a saúde pública, com sérias implicações econômicas, sociais e políticas que afetam nossa espécie em âmbito global, cruzando todos limites ambientais e étnicos. As cepas de micobactéria tuberculose multi droga resistente (MDR-TB) já não é limitado a qualquer país ou para pacientes co-infectados com HIV, mas surgiu em localidades tão diversas quanto a Europa Oriental, África e Ásia, entre trabalhadores de saúde e na população geral. Pneumococo penicilino-resistente está se disseminando com igual rapidez, enquanto a malária resistente está em alta e afeta milhares de crianças e adultos a cada ano. Em 1990, quase todo vibrião do cólera isolado ao redor de Nova Deli (Índia) era sensível a medicamentos baratos como furazolidona, ampicilina, co-trimoxazol e ácido nalidíxico. Agora, 10 anos depois, drogas anteriormente efetivas são altamente inúteis na batalha para conter epidemias dessa doença.

Em algumas áreas do mundo, notavelmente sudeste asiático, 98% de todos os casos de gonorréia são multirresistentes, o que contribui para a transmissão sexual de HIV. Na Índia, 60% de todos os casos de leishmaniose visceral não responde às drogas de primeira escolha, enquanto que no mundo industrializado, cerca de 60% das infecções hospitalares é causada por micróbios multirresistentes. Destas infecções, mais recentemente o Enterococcus vancomicina-resistente (VRE) e o Staphylococcus aureus methicilino-resistente (MRSA), não são mais limitados às enfermarias, mas já se disseminam pela comunidade.

 

Explicação:


phelipecabral23: PRA QUE TANTA COIS ASO TENHO DUAS LINHAS
Respondido por Gabrielacamilo21
1

Resposta:

A resistência ocorre, principalmente, em virtude do surgimento de mutações que conferem às bactérias proteção contra os antibióticos. Essas mutações ocorrem ao acaso, entretanto, com o uso incorreto de medicamentos, elas acontecem com maior frequência, ou seja, o processo torna-se acelerado.

espero ter te ajudado!!!!

Perguntas interessantes