Quais são os fatores que levaram ao aumento dos níveis de pobreza
Soluções para a tarefa
Todos já sentimos falta de dinheiro em determinadas ocasiões. Essa é uma experiência individual. Não é o mesmo que o problema social da pobreza. Enquanto que dinheiro é a medida da riqueza, a falta de dinheiro pode ser a medida de riqueza, mas não é o problema social da pobreza. Ver "Princípios."
A pobreza como um problema social é como uma ferida profunda que afecta todas as dimensões da cultura e sociedade. Inclui níveis sustentáveis de baixo rendimento para os membros da comunidade. Inclui a falta de acesso a serviços como a educação, mercados, serviço de saúde, falta de capacidade para a tomada de decisões, e a falta de infraestruturas comunitárias como água, saneamento, estradas, transportes, e comunicações. Ainda mais, é "pobreza de espírito," que permite aos membros da comunidade acreditar e partilhar no desespero, falta de esperança, apatia, e timidez. A pobreza, em particular os factores que contribuem para ela, é um problema social, e a sua solução é social.
Aprendemos nestas páginas de formação que não podemos combater a pobreza aliviando os seus sintomas, mas apenas combatendo os factores de pobreza. Este documento enuncia e descreve os "cinco grandes" factores que contribuem para o problema social da pobreza.
A simples transferência de factores, mesmo que seja para as vítimas da pobreza, não irá erradicar ou reduzir a pobreza. Irá meramente aliviar os síntomas da pobreza no curto prazo. Não é uma solução duradoura. A pobreza como um problema social requer uma solução social. Essa solução é a remoção clara, consciente e deliberada os cinco grandes factores da pobreza.
Factores, causas e história:
Um "factor" e uma "causa" não são exactamente a mesma coisa. Uma "causa" pode ser vista como algo que contribui para a origem do problema como a pobreza, enquanto que um "factor" pode ser visto como algo que contribui para a sua continuação após a sua existência.
A pobreza a uma escala mundial tem muitas causas históricas: colonialismo, escravatura, guerra e conquista. Existe uma diferença importante entre essas causas e aquilo que chamamos factores que contribuem para manter as condições da pobreza. A diferença está em termos daquilo que nós, hoje, podemos fazer acerca do assunto. Não podemos regressar no tempo e mudar o passado. A pobreza existe. A pobreza é provocada. Aquilo que pode ser potencialmente influenciado são os factores que perpetuam a pobreza.
É sabido que muitas nações da Europa, que enfrentaram guerras devastadoras, tais como a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, foram reduzidas a grande pobreza, onde as pessoas tiveram de se sujeitar a viver de esmolas e caridade, mal sobrevivendo. Ao longo das décadas elas conseguiram por elas mesmas aumentar o seu nível real de rendimento nacional, e tornar-se em nações modernas influentes e prosperantes com pessoas prosperantes. Também sabemos que muitas outras nações se mantiveram entre as menos desenvolvidas do planeta, ainda que milhares de milhões de dólares na chamada "ajuda" monetária tenha sido gasta com elas. Porquê? Porque os factores da pobreza não foram combatidos, apenas os seus sintomas. Ao nível macro ou nacional, um baixo PNBproduto nacional bruto) não é pobreza; é um sintoma da pobreza, como problema social.
Os factores da pobreza (como problema social) que estão enunciados aqui ignorância, doença, apatia, desonestidade edependência, devem de ser vistos simplesmente como condições. Não se pretende qualquer julgamento moral. Não são bons ou maus, são simplesmente. Se é da decisão de um grupo de pessoas, como dentro de uma sociedade ou numa comunidade, reduzir e remover a pobreza, terão de, sem qualquer julgamento moral, observar e identificar estes factores, e agir para os remover como a forma de erradicar a pobreza.
Os cinco grandes, por seu turno, contribuem para factores secundários tal como a falta de mercados, fracas infraestruturas, fraca liderança, má governação, sub-emprego, falta de qualificações, absentismo, falta de capital, entre outros. Cada um destes é um problema social, cada um é provocado por um ou mais do que um dos cinco grandes, e cada um contribui para a perpetuação da pobreza, e a sua erradicação é necessária para a remoção da pobreza.