Quais são os fármacos que estimulam a liberação de insulina por meio da ligação à subunidade SUR1 e da inibição do canal K /ATP das células β?
sulfonilureias e insulina
sulfonilureias e acarbose
sulfonilureias e biguanidas
sulfonilureias e análogos da GLP-1
sulfonilureias e meglitinidas (correta)
Resposta: sulfonilureias e meglitinidas
Soluções para a tarefa
A diabetes é uma doença metabólica caracterizada pela presença de hiperglicemia crônica que resulta de uma deficiência ou ausência de secreção de insulina pelas células B pancreáticas, resistência periférica a ação da insulina, ou mesmo ambas.
Possuímos dois tipos principais de diabetes: Tipo 1 relacionada a deficiência da produção de insulina e a do Tipo 2 relacionada resistência a insulina. É importante saber o que causa determinada diabetes para saber seu tipo e no final ver o tratamento ideal. Por exemplo, na diabetes Tipo 1 não há a produção de insulina, então ela não pode ser tratada com um hipoglicemiante deve ser tratada com a administração de insulina.
Na diabetes tipo 2 já podemos tratar de diversas formas, então a terapia pode constituir o uso de um hipoglicemiante + insulina, ou hipoglicemiantes associados ou apenas com dieta e exercícios. Então, existem diversas classes de hipoglicemiantes: Sulfonilureias, biguanidas, Derivados do ácido benzoico, triazolidinadionas, inibidores da alfa glicosidase. São separadas dessa forma exatamente por possuírem mecanismos de ação bem diferentes, atuando em diversos pontos e receptores específicos, em tecidos diferentes, que inibem enzimas etc.
Falando especificamente das Sulfoniluréias representadas por: glimepirida (3 geração), clorpropamida (1 geração), tobultamina (1 geração). Existem várias gerações, mas se diferenciam basicamente na potência que cada um tem de causar a hipoglicemia. Basicamente as Sulfoniluréias, estimulam as células betas a produzirem mais insulina, pois agem bloqueando os canais de potássio, como se substituíssem a ação do ATP dentro da célula beta. Elas irão bloquear os canais de potássio, realizando a mesma ação da glicose. Um dos principais problemas dessa classe é exatamente causar hipoglicemia, outros antidiabéticos mais atuais não causam.
Já as meglitinidas, são conhecidas como substâncias derivadas do ácido benzoico, representadas por: Repaglinida e Nateglinida, que também agem aumentando a secreção de insulina. Funcionam aumentando a secreção de insulina em resposta a elevação da glicemia regulando a sensibilidade dos canais de potássio em locais de ligação diferentes aos da Sulfonilureias.
A principal diferença entre as duas classes está no seu tempo de meia vida, sendo que a Sulfonilureias conseguem bloquear o canal de potássio por mais tempo, e por isso esses fármacos são mais propensos a causar hipoglicemia. Eles agem de forma similar, porém os derivados do ácido benzoico apresentam menores chances de causar hipoglicemia.
Espero ter ajudado!!!