Quais são os esportes paraolímpicos e quais as deficiências permitidas para a prática em cada um deles.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Atletismo: é uma modalidade que já faz parte dos Jogos Paralímpicos há mais de cinquenta anos. Tanto homens quanto mulheres que possuem deficiências físicas ou deficiências sensoriais podem entrar nas categorias de corrida, saltos, lançamentos e arremessos. Entre os principais medalhistas brasileiros estão Terezinha Guilhermina, Alan Fonteles e Yohansson Ferreira.
Basquetebol em cadeira de rodas: essa foi a categoria que inaugurou os Jogos Paralímpicos após o período da Segunda Guerra Mundial. Chegou no Brasil no ano de 1958. As regras desse esporte são definidas pela Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas. A organização é tão atenta aos detalhes que as cadeiras para as competições são todas adaptadas e padronizadas. É uma modalidade que pode ser disputada tantos nas categorias feminina e masculina.
Bocha: é uma modalidade que pode ser disputada por pessoas com paralisia cerebral severa, uma vez que são dependentes de cadeira de rodas. É permitido o uso das mãos e dos pés, bem como instrumentos que possam dar auxílio aos atletas que tenham os membros inferiores e superiores comprometidos. Essa modalidade pode ser disputada na categoria individual, dupla e em equipe. No Brasil, a Bocha é regida pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes.
Judô: foi o primeiro esporte asiático que participou dos Jogos Paralímpicos. Pode ser disputado por homens e mulheres e praticado nas três categorias de deficientes visuais. Dois medalhistas brasileiros se destacam nessa modalidade: Antônio Tenório e Daniela Bernardes.
Ciclismo: podem participar desse esporte tanto paralisados cerebrais, quanto amputados e deficientes visuais. Além disso, podem ser disputados na categoria individual e em equipe.