quais sao os elementos constituintes das rochas
Soluções para a tarefa
Resposta:
As Rochas Ígneas ou Magmáticas são aquelas formadas a partir de materiais fundidos no interior da Terra. Este material fundido, que corresponde ao protomaterial de origem das rochas ígneas, recebe a denominação de Magma, que é um termo geral utilizado para denominar misturas de material fundido e eventuais cristais ou materiais sólidos que se encontrem neste. Quando este material extravasa e flui em superfície, é denominado Lava. Em compensação, quando há referências ao líquido magmático, entende-se que este corresponde apenas à parte fundida, excluindo-se assim os possíveis cristais, cristalitos ou materiais sólidos que ocorram dispersos neste. O magma pode solidificar-se em subsuperfície, e neste caso dá origem às rochas plutônicas, ou em superfície com exposição subaérea, e neste caso dá origem às rochas vulcânicas. Rochas ígneas cristalizadas próximas à superfície, mas sem exposição subaérea, são classificadas como rochas hipoabissais.
Rochas sedimentares são aquelas que se formam através de processos superficiais na crosta terrestre, que podem ser derivados da erosão de rochas preexistentes (magmáticas, metamórficas ou mesmo sedimentares), do acúmulo de elementos orgânicos e/ou biogênicos ou por precipitação química. As rochas clásticas ou terrígenas, como parte do grupo das rochas sedimentares, são formadas por processos envolvendo erosão, desagregação ou lixiviação de uma rocha ou solo preexistente, transporte por meio aquoso, eólico ou por ação gravitacional, deposição em áreas de acumulação abatidas ou deprimidas em relação à região erodida, e diagênese e/ou litificação. Já os processos envolvidos na geração de rochas sedimentares formadas por precipitação química são de variação da concentração do soluto em relação ao solvente, tanto por evaporação como por mudanças de temperatura ou pH, e neste grupo incluem-se as rochas evaporíticas e outras rochas quimicamente precipitadas, como alguns tipos de calcários e chert.
As Rochas Metamórficas são aquelas que se formam pela modificação química, mineralógica, textural, estrutural, ou uma combinação destes, em estado sólido, de rochas preexistentes, através do estabelecimento de condições de temperatura, pressão e/ou pressão de fluidos distintos daqueles originais para a formação da rocha pretérita. Não se incluem na definição de metamorfismo os processos diagenéticos e intemperismo. Estas rochas anteriores ao metamorfismo, que podem ser de natureza magmática, metamórfica ou sedimentar, são denominadas protólito, e as rochas metamórficas que as sucedem podem ser denominadas, de acordo com a natureza deste, de ortoderivadas, quando se originam do metamorfismo de rochas ígneas, ou paraderivadas, quando se originam do metamorfismo de rochas sedimentares. Quando o metamorfismo afeta rochas anteriormente metamórficas, novas rochas metamórficas podem ser geradas, por metamorfismo progressivo quando as novas condições de pressão e temperatura são maiores do que aquelas estabelecidas na rocha pretérita, ou por metamorfismo retrógrado quando as novas condições de pressão e temperatura são inferiores àquelas estabelecidas na rocha pretérita