Filosofia, perguntado por jaotrindadesesp8fdj4, 1 ano atrás

• Quais são os efeitos da estagnação econômica nas relações raciais e de gênero?
• Qual é a "dura lição" que o Brasil está tendo que aprender?
• Comente a seguinte consideração: A redução no Indice de Gini (...) não se deu pelo
avanço da população de menor renda. "Não foi ela que subiu um degrau, mas foi quem
estava em cima que desceu um degrau e não é essa a melhor forma de se reduzir a desi-
gualdade. O ideal é que se reduza desigualdade com todo mundo avançando"
• A desigualdade social está relacionada com justiça?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
50

O Brasil vem entendendo que as relações de preconceito e desigualdade são estruturais e existem desde o período da colonização.

Com base no coeficiente de Gini, nosso país é o décimo mais desigual do mundo, onde esse cálculo é realizado baseado no relatório de desenvolvimento humano, tendo como avaliador as Nações Unidas, sendo um levantamento que contribui para a verificação da disparidade de renda, utilizando como recurso bases como a do IDH que é de 0.699.

A desigualdade social está ligada a justiça para os indivíduos com maiores recursos financeiros e acaba deixando a margem o indivíduo negro, periférico e segregado.

Respondido por AnthonioJorge
2

Os efeitos da estagnação econômica são os mesmos tanto nas relações raciais e de gênero quanto no resto da humanidade inteira: a economia é a ciência da escassez, afinal de contas.

Vincular a ciência econômica - a melhor amostra do caráter pobre e miserável da universal natureza humana - às questões circunstanciais e politicamente corretas do dia é forçar uma narrativa que obedece certas premissas questionáveis e ambíguas.

Uma destas narrativas é a de colocar o racisno como peça estrutural do caráter do brasileiro, imitando, neste sentido, o problema racial existente nos Estados Unidos. Uma mera leitura histórica que passe por diferentes opiniões e visões deve mostrar que não há comparação com o que houve lá e o que houve aqui quanto à questão racial.

Do mesmo modo, vincula-se questões de gênero às políticas econômicas ignorando-se inúmeros fatores tanto conceituais - a distinção entre igualdade de oportunidade e igualdade de resultado - quanto fisiológicos: mulheres e homens possuem naturais aptidões que lhes dão benefícios em certas áreas e malefícios em outras.

Ignorando-se as pesquisas científicas que não corroboram com tais narrativas, criam-se etiquetas facilmente bradadas com o intuito de fechar a questão e retirar do debate público as vozes dissonantes.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/43168676

Anexos:
Perguntas interessantes