Sociologia, perguntado por GersoWillian7, 1 ano atrás

Quais são os dogmas da religião indigena ??

Soluções para a tarefa

Respondido por KakaGames
0

terça-feira, 30 de agosto de 2016
Dogmas Dos Povos Indígenas Brasileiros

Em 2015, a psicologia brasileira completou 53 anos de atividades. Desde então, tem buscado acúmulo e buscas sistemáticas de pesquisas, análise de estudos, embasamento teórico e científico nas diversas esferas da psicologia quanto tupiniquim. Entretanto, as cinco décadas de estudos e de transformações propostas pela ciência da saúde mental e bem-estar está longe de ciência acabada e finalizada, uma vez que a sociedade se transforma e assim, as demandas e novos (ou já existentes) grupos, necessitam de um olhar profundo quanto às suas demandas psicossociais.

A psicologia brasileira, assim como em todo o mundo, tem se apropriado das clássicas teorias que fundamentaram a ciência – das teorias psicanalíticas de origem europeia aos entendimentos da psique humana numa visão estadunidense – Isto traz algumas dificuldades, pois muitas vezes busca-se encaixilhar a realidade brasileira em tais padrões na falta de outros referenciais mais adequados. Na direção oposta tem sido, por exemplo, a diligência da ULAPSI (União Latino-Americana das Entidades de Psicologia) em promover o desenvolvimento de uma Psicologia produzida na América Latina, com base nas características das populações de nossa região, principalmente seus povos, costumes, culturas, língua original e expressões, sejam elas dogmáticas como comportamentais.

Segundo Vitale & Grubits (2009) apud Ribeiro (1982), o termo “índio” institui um termo imprescindível para o abalançamento da população indígena atual, distante de suas características originais e dos termos estereotipados pelos quais são geralmente descritas.

Ribeiro (1982, p.254) define como “todo indivíduo reconhecido como membro por uma comunidade de origem pré-colombiana que se identifica como etnicamente diversa da nacional e é considerada indígena pela população brasileira com que está em contato“.

Uma das principais características destas regiões são os costumes, dialetos, gastronomia, cultura, dogmas, comportamentos que tem origem muito antes da chegada dos europeus, que durante o período de colonização, “varreram” a América Latina impondo seus costumes, ritos, idioma, descaracterizando e até dizimando povos locais, não diferente no Brasil. A herança de costumes nessas regiões são muito fortes. No Amazonas, a cidade de São Gabriel da Cachoeira (847 quilômetros de Manaus), teve a lei 145/2002 oficializada, decretando os dialetos tukano, baniwa e nheengatu como línguas oficiais ao lado do português.

Para entendermos a história secular e árdua das tribos indígenas brasileiras, citamos dois fatos vinculados na mídia no que diz respeito à perseguições, massacres, povos extintos e a descaracterização indígena, mesmo eles sendo os primeiros habitantes do Brasil – e é uma história de carnificina tão antiga que ultrapassa as barreiras da história brasileira como nação.
Respondido por hunteryuu
1
Dogmas são encontrados em muitas religiões como o cristianismo, islamismo e o judaísmo, onde são considerados princípios fundamentais que devem ser respeitados por todos os seguidores dessa religião. Como um elemento fundamental da religião, o termo "dogma" é atribuído a princípios teológicos que são considerados básicos, de modo que sua disputa ou proposta de revisão por uma pessoa não é aceita nessa religião. Dogma distingue-se da opinião teológica pessoal. Dogmas podem ser clarificados e elaborados, desde que não contradigam outros dogmas A rejeição do dogma é considerada heresia ou blasfêmia em determinadas religiões e pode levar à expulsão do grupo religioso.

Para a maioria do cristianismo oriental, os dogmas estão contidos no Credo niceno-constantinopolitano e nos cânones dos dois, três ou sete primeiros concílios ecumênicos (dependendo se o grupo seria de nestorianos, ortodoxos orientais ou ortodoxos bizantinos). Estes princípios são resumidos por São João de Damasco em sua Exposição Exata da Fé Ortodoxa, que é o terceiro livro de sua obra principal, intitulada A fonte do Conhecimento. Neste livro, ele assume uma dupla abordagem para explicar cada artigo da fé ortodoxa para os cristãos, onde ele utiliza citações da Bíblia e, ocasionalmente, de obras de outros Padres da Igreja, e outro, dirigido a não-cristãos (mas que, no entanto, têm algum tipo de crença religiosa) e ateus, para quem emprega a lógica aristotélica e a dialética, ad absurdum, especialmente o reductio.

Os católicos também têm como dogma as decisões dos vinte e um concílios ecumênicos e dois decretos promulgados por papas que exerçam a infalibilidade papal, (a Imaculada Conceição e a Assunção de Maria). Protestantes afirmam em graus diferentes partes destes dogmas, e muitas vezes dependem de uma confissão de fé para resumir os seus dogmas.

Perguntas interessantes