Geografia, perguntado por carlajalles, 1 ano atrás

quais são os desenvolvimentos econômicos de cada zona climatica da europa

Soluções para a tarefa

Respondido por keffannysousa
1
Existem Seis principais tipos de climas na Europa: oceânico, temperado continental, mediterrâneo, subpolar, frio continental e frio de altitude ou de montanha.

Clima mediterrâneo - É aquele que ocorre, principalmente, nas áreas próximas ao Mar Mediterrâneo. O clima Mediterrâneo possui as seguintes características: O clima no inverno é moderado e o verão muito quente e seco, as temperaturas atingem 30 °C, em média. No inverno, as temperaturas mínimas podem chegar a 0 °C. O índice pluviométrico (de chuvas) é considerado moderado, pois fica entre 500 mm e 1000 mm por ano. As chuvas ocorrem de forma intensa e em maior quantidade no outono e inverno, mesmo com temperaturas baixas. A (h)umidade relativa do ar possui média anual de 75%.

Clima subpolar - Localiza-se sensivelmente entre as latitudes 55° N e 75° N, na península do Labrador, norte da Escandinávia, Sibéria. O clima subpolar caracteriza-se pela existência de Verões pouco quentes e curtos (temperatura média mensal inferior a 10 °C ou 12 °C) e Invernos prolongados e muito frios (durante seis a oito meses a temperatura apresenta valores negativos). A amplitude térmica anual ronda entre 15 °C a 20 °C. Os valores de precipitação são baixos e concentram-se na época menos fria. No Inverno, a precipitação ocorre sob a forma de neve. O bioma que melhor representa o clima subpolar é a taiga.

Clima oceânico - Também por vezes chamado clima temperado marítimo, é um tipo de clima que ocorre em regiões afastadas das grandes massas continentais e nas margens ocidentais situadas nas latitudes médias e altas. Nas regiões com clima oceânico as chuvas são abundantes e bem distribuídas ao longo de todo o ano, sendo o verão bastante fresco e (h)úmido.

Temperado continental - Chuvas em menor quantidade em relação ao clima temperado oceânico e amplitudes térmicas mais altas. Apresenta amplitudes bem maiores uma vez que não sofre a influência reguladora dos oceanos (nos verões a temperatura pode chegar a 22 °C e no inverno pode chegar a 0 °C, dependendo da região). Mas, a taxa de precipitação é bem distribuída ao longo do ano.

Clima de montanha - Apresentam-se em áreas montanhosas, como os Alpes e os Pirenéus. É caracterizado por invernos rigorosos com precipitação de neves e geado e chuvas bem distribuídas durante o ano.

As condições climáticas extremamente favoráveis da Europa, de maneira geral, resultam da combinação de quatro fatores:

A maior parte das terras europeias encontra-se em latitudes médias, entre 35° N e 70° N;O continente é rodeado por muitos mares e os recortes de litoral não favorecem mudanças bruscas de temperaturas;O continente recebe, o ano inteiro, ventosdo oeste, que levam a (h)umidade doOceano Atlântico até o interior.A Corrente do Golfo leva águas aquecidas até o litoral das Ilhas Britânicas e daPenínsula Escandinava, contribuindo para o equilíbrio térmico das latitudes mais altas, sobretudo ao longo da costa ocidental.[7]

A combinação desses fatores favorece o domínio, na Europa Ocidental, do clima temperado oceânico, (h)úmido e sem grandes variações de temperatura. Aparecem ainda, na Europa Oriental e em parte da Península Escandinava e da Rússia, o clima temperado continental — mais seco, com verões quentes e chuvosos e invernos extremamente frios — e o clima polar — com invernos rigorosos e verões curtos, que caracteriza uma parte da Península Escandinava e da Rússia europeia.[7]

Esses tipos climáticos apresentam variações em função de fatores locais: no sul do continente, a influência das águas aquecidas do Atlântico e do Mediterrâneo permite a existência do clima mediterrâneo, que apresenta verões secos e invernos (h)úmidos e não muito frios; nos Alpes, a altitude dorelevo é responsável pela configuração doclima de altas montanhas, conhecido comoalpino, que apresenta invernos extremamente rigorosos. Este tipo climático aparece também nos Alpes Escandinavos, nosCárpatos e nos Pirenéus. Surpreendentemente, existem desertos na Europa, entre os quais o Areal de Olesky na Ucrânia.

Perguntas interessantes