Pedagogia, perguntado por larissaalves1604, 8 meses atrás

quais sao os desafios e possibilidades da organização do trabalho pedagógico em tempo de pandemia?​

Soluções para a tarefa

Respondido por santosleilane900
2

Resposta:Com esse cenário, muitos gestores escolares tiveram que buscar saídas emergenciais para continuar as atividades. Principalmente, com o auxílio de suportes remotos de ensino e a introdução de novas metodologias, apoiadas em tecnologias digitais.Afinal, de uma hora para outra, as aulas presenciais foram substituídas para a modalidade de ensino a distância (EAD). Obrigando professores e alunos a um aprendizado rápido de novas tecnologias de comunicação e informação (TICs).

Explicação:


patty9479: Não entendi
Respondido por patty9479
2

Resposta:

Falta de planejamento:  

Não houve nenhum tipo de planejamento para o ensino à distância que está sendo feito atualmente, justamente porque ninguém iria imaginar que passaríamos por algo assim, logo adaptar-se a essa nova realidade não tem sido nada fácil.  

Por isso, professores e gestores escolares tiveram que se virar nos 30 para adaptar o currículo escolar presencial para o ensino online de uma hora para outra.  

Dessa forma, muitas escolas passaram a utilizar ferramentas digitais como Zoom, Skype e Google Meet, sendo que muitos professores jamais tiveram contanto prévio com elas.  

Ademais, os professores também precisaram aprender inclusive a gravar e editar vídeos e no meio disso tudo compreender a melhor maneira de transmitir seu conteúdo e manter a atenção de seus alunos.  

Dificuldade de acesso a um computador e/ou internet:  

Em segundo lugar, grande parte dos alunos brasileiros de escola pública não têm acesso à internet, o que prejudicou ainda mais seu aprendizado. Segundo dados da UNICEF, cerca de 4,8 milhões de crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos não têm acesso à internet em casa. Isso, corresponde a cerca de 17% de todos os brasileiros nessa faixa etária.  

Problemas de adaptação:  

Se já era difícil antes, imagine agora. Não houve tempo hábil para criar um planejamento para essa nova forma de ensino em que nos vimos obrigados a criar, por isso tanto alunos, quanto pais e professores têm sofrido muito durante esse período de adaptação.  

Portanto, é preciso ter paciência e entender tanto o lado dos alunos, quanto o lado das escolas, que também foram pegas de surpresa com uma pandemia mundial.  

Estresse e ansiedade por conta do confinamento:  

Segundo o periódico científico The New England Of Medicine, o número de pacientes com depressão e ansiedade deve aumentar globalmente após a quarentena devido à pandemia de Covid-19.  

Além da adaptação com um novo método de ensino, há ainda o estresse gerado pelo confinamento e o distanciamento social durante a quarentena. Todos nós temos lidado diariamente com a ansiedade e o medo por conta desse momento de incerteza, o que também se configura como um enorme desafio para o ensino.

Explicação:

Perguntas interessantes