quais são os desafios dos jogos de cooperação?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Esporte Cooperativo
Objetivo geral: Descentralizar a perspectiva da competição no esporte e desenvolver relações empáticas e solidárias.
Material necessário: os mesmos utilizados para a prática desportiva comum: bolas, cones, marcações de espaço, quadras, etc.
Nesse tipo de prática, toma-se como base uma modalidade esportiva qualquer (vôlei, basquete, futebol, queimado, etc.) e readaptam-se algumas regras para favorecer a cooperação:
Rodízio - o marcador do ponto passa para a outra equipe. Podem ser estabelecidos outros critérios para esse rodízio entre as equipes (tempo ou quando a bola sair, por exemplo).
Todos passam - o ponto só é validado se todos da equipe participarem da jogada.
2. Lençolbol
Objetivo geral: Exercitar a contribuição coletiva para a resolução de uma tarefa.
Objetivo específico: Controlar e arremessar a bola ao cesto.
Material necessário: Lençol (ou outro tecido), bola e cesto.
No Lençolbol, os integrantes da equipe seguram as extremidades de um lençol e controlam uma bola em cima desse lençol.
A equipe deve executar uma tarefa: encestar a bola ou realizar um determinado percurso.
3. Vôlei Infinito
Objetivo geral: Desenvolver a participação e o êxito coletivo em detrimento do êxito pessoal ou de um pequeno grupo em função do todo.
Objetivo específico: Manter a bola em jogo com a participação de todos os jogadores e desenvolver fundamentos do vôlei (manchete e toque).
Material necessário: Bola, quadra de vôlei e cronômetro.
O vôlei infinito é como um jogo normal de voleibol. Entretanto, o objetivo não é fazer pontos na equipe adversária, e sim, manter a bola no alto realizando o maior número de passes possíveis.
Para isso, pode ser estabelecido um limite de tempo pré-estabelecido, como meta do número de passes e/ou passes por jogador. O mesmo pode ser feito com o futevôlei.
4. Desenho às cegas
Objetivo geral: Exercitar a comunicação, dar e receber orientações e instruções.
Objetivo específico: Reproduzir um desenho sem conhecê-lo e de olhos vendados, seguindo apenas as orientações do companheiro.
Material necessário: Caneta ou lápis, papel e vendas para os olhos.
Para a atividade, devem-se formar duplas. Cada dupla recebe uma folha de papel, caneta ou lápis e uma venda (pode pedir para os participantes, simplesmente fecharem os olhos).
Um integrante da dupla deve fechar ou ter olhos vendados, o outro recebe um desenho, que deverá ser reproduzido por seu companheiro vendado.
Os desenhos variam seu grau de complexidade de acordo com a idade dos participantes. Podem ser trazidos e distribuídos pelo professor/mediador ou desenhados no quadro para os participantes videntes.
Cabe ao integrante vidente dar orientações para a reprodução do desenho pelo companheiro vendado. Ao final, as duplas compartilham o resultado com a turma e invertem-se os papéis.
4. Revista Maluca
Objetivo geral: Exercitar a criatividade e a comunicação.
Objetivo específico: Montar manchetes criativas e engraçadas a partir de palavras encontradas e rearranjadas de jornais.
Material necessário: Jornais e revistas, papéis, tesoura e cola.
A tarefa começa na formação de grupos de 3 a 6 integrantes, o material é distribuído entre os grupos, é proposto pelo professor/mediador a formação de novas manchetes engraçadas e criativas a partir de palavras encontradas em jornais e revistas.
A atividade é uma espécie de puzzle (quebra-cabeça) a partir do material recebido. Pode ser proposta a criação de desenhos que ilustrem as manchetes.
Ao final, as revistas criadas pelos diferentes grupos é apresentado para todos.
5. Sala de escapada (escape room)
Objetivo geral: Trabalhar coletivamente, gerir conflitos, valorizar habilidades e conhecimentos particulares.
Objetivo específico: Resolver problemas e desafios que conduzam ao êxito comum ("escapar da sala").
Material necessário: Sala ou ambiente fechado; material para decoração temática: cartazes, faixas, objetos, etc.; cadeados, cofres e afins.
O escape room é um jogo que tem chamado a atenção dos jovens. É uma releitura da tradicional caça ao tesouro.
O jogo consiste na tentativa de desvendar uma série de enigmas para que a equipe possa escapar da sala em um tempo previamente determinado.
A vantagem desse tipo de atividade é que, além da facilidade de engajamento de jovens e adultos, permite a utilização de uma ou mais áreas do conhecimento.
A diversidade dos enigmas pode fazer com que diferentes habilidades dos participantes sejam exigidas.
Cabe ao professor ou mediador, criar um ambiente do qual os participantes devam "escapar". Pode ser importante criar uma história inicial que contextualize a equipe naquele ambiente.
As diversas questões e desafios devem ser resolvidos em ordem para que possam resultar no sucesso da equipe.
peguei os mais interessantes :)