Informática, perguntado por Yhassmyn, 11 meses atrás

Quais são os desafios da cultura digital em minha vida?

Soluções para a tarefa

Respondido por luizfelipe3326
0

Resposta:

O mundo digital, as novas tecnologias e uma das competências da Base Nacional Comum Curricular, a “cultura digital”, trazem uma série de transformações para a escola. As adaptações que as instituições de ensino precisam e irão passar, objetivando a educação digital, começam pela inclusão consciente das tecnologias educacionais.

Digitalizar informação é simplesmente transformá-la em números. Um texto, uma imagem e até mesmo sons e vídeos podem ser transformados em pares de números naturais formados unicamente por 0 e 1. Parece simples, mas a evolução tecnológica tornou esses conjuntos binários invisíveis aos nossos olhos.

Quando utilizamos o computador, nossos celulares, videogames ou o feed da nossa rede social favorita não vemos esses números. Em seus lugares temos interfaces cada vez mais agradáveis, fáceis de utilizar, capazes de prender nossa atenção por minutos, até mesmo horas. Então, por que esse conjunto de números é relevante?

Qual é a importância da informação digital em nosso cotidiano? Ainda mais importante: quais são os impactos que essa informação digital pode gerar na educação? Como sua escola vem pensando essas questões?

Pierre Lévy explica, em Cibercultura, sua principal e mais influente obra, em três principais pontos o poder da binarização da informação, sendo o primeiro deles a capacidade de ser transmitida por um conjunto de circuitos elétricos que está presente em praticamente todos os aparelhos eletrônicos que utilizamos, desde celulares e televisões até as geladeiras mais modernas.

Essa compatibilidade com aparelhos eletrônicos diversos torna a informação facilmente e rapidamente compartilhável, sem que haja perda ou transformação de seu conteúdo. Uma consequência dessa forte característica da informação digital é o surgimento de novos elementos da comunicação em rede, como os “memes”. Memes são pedaços de mídias (vídeos, sons, imagens) que carregam em si um tom cômico e ganham notoriedade em uma velocidade impressionante, em especial entre os jovens e adolescentes (SHIFMAN, 2014).

Basta uma pessoa compartilhar um meme que, em frações de segundos, milhares de indivíduos já o terão visualizado, enquanto um outro conjunto de milhares está simultaneamente compartilhando-o, comentando-o, curtindo-o. Esse fenômeno é conhecido como viralização da informação.

Outro importante fator apontado na obra de Lévy (1999) é a quantificação e qualificação da informação digital. Por mais que estejamos falando em termos como “virtual”, não há nada de etéreo e abstrato quando se trata da informação digital. Pelo contrário, não podemos esquecer que toda informação digitalizada é em sua essência um conjunto de pares 0 e 1, tornando a informação digital passível de ser quantificada e transformada em dados.

Perguntas interessantes