Quais são os dados especificos que define o continente americano ?
Soluções para a tarefa
O continente americano, de forma básica, é em uma grande porção de terras banhadas, no seu lado leste, pelo Oceano Atlântico e no, seu lado oeste, pelo Oceano Pacífico, contendo dois grandes blocos de terra sendo um ao norte e outro ao sul unidos por uma pequena faixa de terra.
Os terrenos americanos, geologicamente falando, são antigos. Isso pode ser afirmado com base nas características de seu relevo, que mostram uma grande exposição a agentes externos. Apesar disso, a América é chamada de Novo mundo, mas isso não se deve à sua idade geológica, e sim à sua origem colonial, já que foi assim que os europeus chamaram essa terra quando a descobriram.
Possui uma área de mais de 42.500 quilômetros quadrados de extensão, tendo mais de 1 bilhão de habitantes que fazem deste continente o segundo maior, perdendo apenas para a Ásia. A América possui 35 países independentes e 16 colônias em sua composição.
Ainda de maneira geral, possui um relevo que conta com duas grandes cadeias montanhosas, sendo que a primeira chamada de Montanhas Rochosas, situada ao norte do continente, e a segunda é chamada de Cordilheira dos Andes, situada no sul das Américas. Essas cadeias foram originadas a partir do contato de placas tectônicas.
Além desses, possui outros tipos de relevo, como planaltos – Guiano, Central Brasileiro, da Patagônia, Escudos Canadenses e Montes Apalaches – e ainda planícies e depressões em diversas partes de sua extensão.
Ao considerar as características principais do continente americano, é preciso destacar que é o único presente em três hemisférios diferentes, sendo cortado pela Linha do Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio e, por isso, também abriga todas as zonas térmicas da Terra em sua extensão.