Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

QUAIS SAO OS BIOMAS QUE MAIS OCORREM PRECIPITAÇÃO

Soluções para a tarefa

Respondido por jacky986861
7
Biomas são os grandes ecossistemas que já estão no clímax da sucessão ecológica. Existem biomas aquáticos (limnociclo e talassociclo) e terrestres que são os ecossistemas da litosfera.
Quanto mais se sobe no caminho das áreas mais altas da litosfera, mais a temperatura vai caindo.Sendo assim, a cada 200m para cima a temperatura cai 1ºC. Isso significa dizer que mesmo se houver uma montanha a mais de 1000m de altura na faixa da linha do equador (considerada uma área tropical) haverá neve no topo.
A Amazônia é o maior bioma terrestre do planeta, cuja área avança em 9 países da América Latina (Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa e Suriname). A bacia hidrográfica do Amazonas ocupa uma área de 7.050.000 km 2.
Vamos falar um pouco agora sobre os principais biomas da litosfera:
Sabemos que existem na ordem crescente de temperatura os seguintes biomas: tundras, taigas, deserto frio, campo frio, floresta decídua, floresta temperada úmida, deserto quente, campo quente, savana, floresta tropical.
TUNDRA
A tundra habita a região norte do planeta perto à calota polar. Se formos observar no mapa vamos reparar que os locais que possuem tundra no extremo norte são Alasca e Canadá, assim como a Groelândia a Noruega, a Suécia, a Finlândia e a Sibéria. Não existe taiga na Antártida. Assim como os pingüins não existem onde há as tundras.
O inverno dura 10 meses na tundra devido ao grau de inclinação da terra e o fator latitude. Nessas regiões chove pouco e quando isso acontece na maior parte das vezes ocorre precipitações em forma de cristais minúsculos de gelo (neve). A temperatura não ultrapassa 10ºC.
No verão o solo descongela (somente na superfície) e formam-se brejos, neste momento é que conseguimos visualizar as herbáceas (capim, junco); liquens, musgos (mais ao norte) e pequenos arbustos (mais ao sul).São plantas cujos ciclos de vida são bastante curtos o que gera uma produção de biomassa que será rapidamente decomposta e reintroduzida no ecossistema. Interessante ressaltar que esses autótrofos têm somente 3 meses de verão para completar seu ciclo. Contando com a germinação passando pela floração até a formação de novas sementes.

As Ptármigas são aves bem adaptadas que vivem o ano inteiro na tundra, fazem túnel dentro dos bancos de neve e, o mais interessante, é que a cor de suas penas muda:
No verão, as Ptármigas possuem penas escuras o que faz com que os predadores não as visualize bem em meio de rochas escuras com musgos e vegetação da estação.
No inverno, as Ptármigas possuem penas claras o que a continua privilegiando e fazendo um típico mimetismo (camuflagem para não ser pega pelo predador).
A região é muito úmida, mas as plantas não conseguem absorver água devido à temperatura dela estar muito baixa. A esse processo damos o nome de SECA FISIOLÓGICA.
TAIGA
A mata sempre verde de coníferas.
A Taiga também é chamada por alguns pesquisadores como Floresta de coníferas, isso porque ela é basicamente formada por pinheiros (gimnosperma) os quais lembram cones. Localizada exclusivamente no hemisfério norte, é encontrada em regiões de clima frio e com pouca umidade, ao sul da tundra. Caracterizada por estar sempre verde.
OBS: Os pinheiros não têm as raízes muito profundas, o solo da taiga é raso.
OS CAMPOS
Os campos são biomas com praticamente um único estrato de vegetação formado pelas plantas herbáceas. Nas savanas africanas, uma árvore comum é a acácia que possui espinhos que liberam veneno para matar seus predadores: as girafas.

Estepes:
Regiões em que ocorre período de seca, o tipo de vegetação é basicamente formada por gramíneas, representadas pelas PRADARIAS NORTE-AMERICANAS e na América do Sul são os PAMPAS ARGENTINO-BRASILEIROS.
Savanas:
Possuem vegetação rasteira e alguns arbustos como também árvores de pequeno porte. Quase 25% do território brasileiro, são considerados exemplos de savana. são comuns nas Américas do Norte e sul, Ásia, África e Austrália.
No campo, chove pouco impedindo o desenvolvimento de florestas e, ainda, estão sujeitas a períodos de seca. A fauna é variada, mas com poucos representantes de cada espécie. A falta de água e poucos vegetais impossibilitam de haver muitos componentes de uma espécie, somente os mais fortes sobrevivem.
Principais habitantes populações do campo são: bisões, búfalos, antílopes, zebras e girafas; além de coiotes, tamanduás, veados, tatus, pacas e cotias; aves, como corujas e gaviões; répteis, como cobras e lagartos e muitos insetos que prevalecem.
DESERTOS
Os desertos estão localizados em regiões com pouca umidade e possuem uma vegetação de gramíneas, arbustos, cactáceos sendo pobre e esparsa.

Perguntas interessantes