quais são os benefícios que trazem a conservação e a recuperação das florestas
Soluções para a tarefa
Entre outros aspectos abordados no relatório, ao qual o blog teve acesso, a meta brasileira, indicada na Contribuição Nacional Determinada (NDC, da sigla em inglês), é de recuperação de 12 milhões de hectares de vegetação nativa.
Segundo o estudo, a restauração ecológica, se bem planejada, pode aumentar em mais de 200% a conservação da biodiversidade, além de gerar vantagens socioeconômicas, como a criação de 200 empregos diretos a cada 1.000 hectares em restauração com intervenção humana. Os trabalhos seriam, por exemplo, nas áreas de coleta de sementes, produção de mudas, plantio e manutenção.
fonte G1
Além da contribuição ao cumprimento da meta brasileira no compromisso climático internacional, a restauração traz outros benefícios mapeados pelo estudo e relacionados ao impacto na saúde pública. Extrapolando para toda a Mata Atlântica um projeto-piloto realizado pelo Lepac (Laboratório de Ecologia da Paisagem e Conservação), da USP, o retorno da vegetação nativa à paisagem reduziu de 50% a 100% a incidência nas regiões amostradas de dois roedores transmissores do hantavírus, causador de doenças respiratórias, realçou Aldem Bourscheit, consultor que trabalhou na elaboração do estudo.
fonte Beefpoint