Geografia, perguntado por vera97253, 7 meses atrás

QUAIS SÃO OS 2 MAIORES AQUÍFEROS DO BRASIL? DIGA SUA LOCALIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA.

Gente nessa vou dar o máximo de pontos pq é trabalho então me ajudem por favor!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por irisarruda717
1

Aquíferos nada mais são do que uma composição geológica capaz de armazenar água, tendo a capacidade de absorver água das chuvas. São grandes fontes de abastecimento, tanto por poços quanto nascentes. Para se considerar como aquífero a formação geológica deve envolver poros repletos de água, sendo que esta água tenha mobilidade. Desempenham um papel muito importante no ciclo hidrológico, pois são eles que mantem estáveis os cursos de águas superficiais e evitam transbordamentos pela absorção da água da chuva.

Os aquíferos podem se classificar em alguns tipos sendo eles: Livre ou freático, confinado ou artesiano.

Os aquíferos Livre ou Confinados são permeáveis com base impermeável ou semipermeável, parcialmente saturados de água, nível da água determinado pela ocorrência de chuvas. Acima do nível que se encontra a água existe uma pequena pressão atmosférica, chamado também de superfície freática. Este aquífero é o mais comum e mais explorado pelo ser humano, por isso o mais sujeito a contaminação.

Aquíferos confinados ou artesianos possuem uma camada impermeável acima, por isso, nestes aquíferos a água se encontra confinada sob uma pressão superior a atmosférica, sendo assim quando é realizado a perfuração a água tende a subir até a superfície dando origem à um furo artesiano. A contaminação nestes poços é mais lenta.

Além da classificação do tipo de aquífero eles podem ser classificados de acordo com o tipo de rocha que os armazena. Sendo porosos, fraturados ou cársticos.

Aquíferos Porosos, estes aquíferos estão relacionados com os solos do tipo arenosos, sedimentares inconsolidados e rochas sedimentares consolidadas. Apresentam poros por onde a água circula. São um dos aquíferos mais representativos, pois tem grande volume de água e ocorrência em grandes áreas.

Já os Aquíferos Fraturados estão ligados às rochas ígneas e metamórficas. Estes possuem fraturas abertas, ocasionadas por esforços tensionais, assim é acumulado água nas fraturas.

E por fim os Aquíferos Cársticos formados por rochas carbonáticas. Devido a dissolução do carbono são atingidas grandes aberturas, criando rios subterrâneos.

É no Brasil que se encontra o Aquífero Guarani, contendo uma das maiores reservas subterrânea de água doce do mundo. Guarani abrange territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e no Brasil está cerca de 70% da sua área. Ele é um aquífero poroso e livre, tem um volume de cerca de 55 mil Km³ e profundidade máxima de 1800 metros.

Os aquíferos se mostram uma alternativa viável e confiável para abastecer e suprir a necessidade da população com água de boa qualidade, e dispensando tratamento, em muitos casos.


irisarruda717: me coloca como melhor resposta
irisarruda717: ok
Respondido por Pierre021
1

Resposta:

resposta

Explicação:

No Brasil, há dois grandes e importantes aquíferos: O primeiro é localizado na região centro-leste da América do Sul, abrangendo Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (70%), bem como Paraguai, Uruguai e Argentina (30%). Um dos principais aquíferos do mundo, no entanto, não possui águas limpas, próprias para consumo próprio. Isso porque o sistema está no entorno de uma região populosa e conta com a poluição de dejetos de animais, agrotóxicos e resíduos químicos, provenientes da agricultura e queimada de cana de açúcar.

O segundo, Alter do Chão, é o maior aquífero do mundo em extensão de água e está localizado na região que compreende Amazonas, Pará e Amapá. Com o grande volume, calcula-se que ele seria suficiente para abastecer toda a população mundial por 100 vezes. Hoje, ele é responsável pela distribuição de água em Santarém e Manaus.

A importância dos aquíferos do Brasil está relacionada ao desenvolvimento econômico e social do mundo. As águas voltam à superfície, evaporam-se e precipitam em forma de chuvas que abastecem novamente os aquíferos, os quais permitem que os rios não transbordem.

Perguntas interessantes