Saúde, perguntado por bepkotikayapo94, 7 meses atrás

Quais são e como funcionam os metodos contraceptivos ofertados pelo sus?​

Soluções para a tarefa

Respondido por pampampit
0

Resposta:

São eles: preservativo masculino e feminino, pílula combinada, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, dispositivo intrauterino com cobre (DIU T Cu), diafragma, anticoncepção de emergência e minipílula

O preservativo é o único método capaz de prevenir IST, como HIV e Hepatite C, mas o masculino e o feminino nunca devem ser usados ao mesmo tempo, porque o atrito entre elas aumenta o risco de rompimento. A pílula ofertada pelo SUS deve ser tomada por 21 dias sem interrupções e sempre no mesmo horário

Respondido por pliniomateusitpd5ie3
0

Resposta:

São eles: preservativo masculino e feminino, pílula combinada, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, dispositivo intrauterino de cobre, diafragma, anticoncepção de emergência e minipílula.

Explicação:

Como funciona:

Preservativo masculino/feminino: O preservativo masculino ou camisinha é uma capa de borracha (látex) que, ao ser colocada sobre o pênis, evita a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e do vírus causador da aids, o HIV. A camisinha pode também evitar a gravidez, agindo assim como um eficiente método contraceptivo.

A camisinha feminina é como se fosse uma “bolsa” de 15 centímetros de comprimento e oito de diâmetro e possui dois anéis flexíveis. Um é móvel e fica na extremidade fechada, servindo de guia para a colocação da camisinha no fundo da vagina. O segundo, na outra ponta, é aberto e cobre a vulva (parte externa da vagina).

Pilula combinada: Os contraceptivos orais combinados atuam impedindo a libertação dos óvulos dos ovários (a libertação de óvulos chama-se ovulação). A pílula também atua alterando o muco cervical e do endométrio. Essas mudanças fazem com que seja difícil para os espermatozóides movimentar-se e alcançar o óvulo.

Anticoncepcional injetável (Injeção anticoncepcional):

A injeção anticoncepcional age de maneira semelhante às pílulas anticoncepcionais, tendo como principal mecanismo de ação o bloqueio da ovulação. Tem a facilidade de ter sua administração a cada 30 dias ou a cada 90 dias e o desconforto de ser uma injeção.

Dispositivo Intrauterino de Cobre (DIU): O DIU de cobre libera pequenas quantidades de cobre no útero, o que provoca alterações no endométrio, impedindo à implantação do óvulo no útero, além de também interferir no tempo de sobrevivência do espermatozoide. Este tipo de DIU fornece uma proteção durante um período de aproximadamente 10 anos.

Diafragma: Um diafragma é um copinho de silicone em forma de cúpula que é inserido na vagina algumas horas antes do ato sexual para evitar a gravidez. Para ser eficaz, é necessário que ele seja usado com espermicida para impedir que os espermatozoides cheguem aos óvulos.

Anticoncepção de Emergência:

A Anticoncepção de Emergência (AE) é um método  anticonceptivo que pode evitar a gravidez após a relação sexual. O método, também  conhecido por “pílula do dia seguinte”, utiliza compostos hormonais concentrados e  por curto período de tempo, nos dias seguintes da relação sexual. Diferente de outros  métodos anticonceptivos, a AE tem indicação reservada a situações especiais ou de  exceção, com o objetivo de prevenir gravidez inoportuna ou indesejada.

Minipilula: A pílula de progesterona age no muco cervical tornando-o mais espesso, o que dificulta o acesso dos espermatozóides até às trompas e, consequentemente, impossibilita o seu encontro com o óvulo. Se, por algum motivo, o espermatozóide conseguir fecundar o óvulo, a minipílula ainda oferece outra forma de evitar a gravidez: o medicamento torna a parede interna do útero mais fina, o que prejudica a implantação do suposto óvulo fecundado.  


pliniomateusitpd5ie3: Ufa essa deu um trabalhin viu
Perguntas interessantes