Artes, perguntado por Luna0285, 3 meses atrás

quais são as "visões" geradoras, geralmente, de obras de artes?

preciso da resposta o mais rápido possível pfvrrr​

Soluções para a tarefa

Respondido por paulohenriques4562
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Resposta:

Breve abertura

Logo no início da tragédia "Édipo Rei", Sófocles1 introduz um personagem crucial para explicar a teia de atribulações que cercam Édipo. O intrigante personagem é Tirésias, o velho adivinho que chega conduzido por um menino. Interessado em descobrir o assassino do Rei Laio e salvar Tebas, Édipo interpela Tirésias sobre o que sabe a respeito. Ciente da verdade dura que aguarda Édipo, o adivinho reluta: "Pobre de mim! Como é terrível a sapiência quando quem sabe não consegue aproveitá-la! Passou por meu espírito essa reflexão, mas descuidei-me, pois não deveria vir. [...]Manda-me embora! Assim suportarás melhor teu fado e eu o meu". Diante de um resistente Tirésias, Édipo não vê outro caminho a não ser elevar o tom: "Que dizes? Sabes a verdade e não a falas? Queres trair-nos e extinguir nossa cidade?".

Arte e ciência: simbolizar e compreender

Sob o ponto de vista epistemológico, a tese central de Goodman é a do construtivismo. Para Goodman, tudo o que conhecemos do mundo são versões, prerrogativa impede radicalmente a possibilidade de garantir a existência e a descrição de um mundo fora de nós. A existência de um mundo fora de nós, uma "coisa em si" no modelo kantiano, é uma possibilidade tão somente especulativa. Nem o modo como o mundo é dado, nem nenhum modo de ver ou figurar ou descrever nos conduz ao modo como o mundo é (GOODMAN, 1972). O que fazemos é "construir mundos", versões que preenchem a vida de sentido. A conseqüência disso é que nós não podemos chegar ao modo como o mundo é perguntando pelo modo mais realístico de representá-lo. Os modos de ver e figurar são muitos e variados; alguns são fortes, efetivos, úteis, intrigantes ou sensíveis; outros são fracos, cômicos, desanimados, banais ou confusos (GOODMAN, 1972). Uma versão-de-mundo ou construção-de-mundo é um sistema que dá forma e significatividade ao que julgamos ser a visão de um mundo separado de nós.

Construímos versões de acordo com a dinâmica dos problemas, demandas e convenções que vão aparecendo num setor da vida, seja na ciência, na arte ou na filosofia. A "força de atração" de um sistema simbólico se faz sentir até mesmo na mais elementar percepção: não há um olhar é neutro e/ou desinteressado; percebemos o que o sistema simbólico com o qual estamos operando permite perceber. É por isso que a epistemologia de Goodman, além de construtivista, é pluralista e relativista. Pluralista porque sustenta que há uma riqueza de versões-de-mundo as quais, sob o ponto de vista de sua validade, são igualmente importantes. Tanto as teorias científicas, as teorias filosóficas, as composições musicais, os filmes, as demais artes e mesmo a relação mais direta e sensível que temos com as coisas, compõem essa gama de versões. A distinção entre as versões se dá pelas características internas e não pela função.

espero ter ajudado............

marca como melhor resposta se estiver certo..............

Explicação:


Luna0285: obrigada
Luna0285: ☺️
paulohenriques4562: denada
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