Quais são as vantagens e desvantagens de tomar pilula anticoncecional?
Soluções para a tarefa
Vantagens
Primeiro, mostraremos o lado bom do uso da pílula:
Alta eficácia contra gravidez
Ao optar pela pílula como método contraceptivo, dificilmente você ficará grávida — o índice de eficácia é de 98%. Isso porque ela bloqueia completamente a ovulação, o que resulta na inexistência de um período fértil.
O medicamento também interfere no endométrio, dificultando a fixação de um óvulo que escape e seja fecundado. Além disso, aumenta o muco endocervical, evitando que os espermatozoides atinjam as trompas, onde ocorre a fecundação.
Mas, para que tudo isso funcione, você deve tomar a pílula adequadamente — todos os dias e, preferencialmente, nos mesmos horários. Caso se esqueça de tomá-la por um período maior que 12 horas, você precisará se proteger com outros métodos contraceptivos até iniciar uma próxima cartela. Assim, anulará completamente os riscos de uma gravidez.
Melhora a pele
Muitas mulheres fazem o uso de pílula anticoncepcional para tratar uma disfunção dos hormônios sexuais androgênicos. O problema provoca, entre outros sintomas, muita acne, espinhas e pelos faciais. Essa situação afeta em muito a qualidade de vida, bem-estar e autoestima de uma mulher.
Com o uso regular da pílula, ocorre uma diminuição do nível desses hormônios. Consequentemente, a pele fica mais bonita e livre desses desagradáveis e visíveis sinais.
Diminui cólicas e a TPM
A pílula anticoncepcional regula todo o sistema reprodutor por conter dosagens adequadas de hormônios — na maioria das vezes, uma associação de estrogênio e progesterona. Assim, logo na menstruação após a primeira cartela, sintomas como as cólicas diminuem, porque o seu corpo não estimulará mais o útero de maneira exacerbada.
Além disso, a tensão pré-menstrual — famosa TPM, tão temida pelos homens — também será reduzida devido à conquista de um equilíbrio hormonal. Isso inibe quedas e picos repentinos dos hormônios LH (luteinizante) e FSH (folículo estimulante), responsáveis pela ovulação e que afetam diretamente o humor feminino.
Desvantagens
Agora, conheça o lado ruim de utilizar a pílula anticoncepcional:
Retenção de líquido e aumento de celulites
É possível que o uso do medicamento provoque retenção de líquido, que pode resultar em ganho de peso, em média de dois a três quilos, que já desagrada a muitas mulheres. Números superiores a esses não são normais e exigem uma pesquisa mais aprofundada, feita por um médico especialista, para saber o que está acontecendo.
Devido ao inchaço, as celulites, que são aqueles furinhos nas regiões de maior acúmulo de gordura, como coxas e nádegas, ficam mais visíveis e até aumentam em número. Entretanto, para controlar esse mal, algumas sessões de drenagem linfática já podem ser muito úteis.
Risco de doenças tromboembólicas
Se você tem predisposição a doenças como trombose, infarto, derrame ou embolia pulmonar, a pílula não é indicada, pois ela aumenta as chances da ocorrência desses eventos. Mas não se preocupe! Esses casos são raros e afetam uma porcentagem muito pequena das mulheres que a utilizam.
Como visto, a pílula anticoncepcional tem benefícios e malefícios. Cabe a você marcar uma consulta com um médico ginecologista para decidir se esse é o método adequado para a sua saúde e rotina. O profissional prescreverá a melhor opção de pílula e, dessa forma, você poderá aproveitar todos os benefícios ao utilizá-la.