Química, perguntado por patriciaabc35, 7 meses atrás

Quais são as vantagens e desvantagens de não produzir o chorume?

Soluções para a tarefa

Respondido por gaby0029pw
1

Resposta:

HEYY ARMY!

Explicação:

O acúmulo de chorume no meio é um grande problema ambiental. Pode causar a poluição dos lençóis freáticos e outros mananciais e depósitos aquíferos subterrâneos. Mais diretamente, o chorume contamina o solo no local onde é formado.

Respondido por mclaraalzira
1

Oii! Boa Tarde :)

A formação do chorume é um processo de ocorrência natural quando há acúmulo de matéria orgânica, sendo que ele é o resultado da própria decomposição da mesma. A decomposição acontece, basicamente, em duas etapas diferentes.  

Na primeira etapa, ainda há presença de oxigênio no meio, sendo que a decomposição é feita por bactérias aeróbicas, que consomem o gás, fermentando o lixo e liberando gás carbônico.  

Já na segunda parte da decomposição, as bactérias anaeróbicas entram em cena quando o oxigênio não está mais disponível no sistema. Elas quebram gordura, amido e proteína, transformando essas substâncias em ácido acético. Daí vem o pH ácido do chorume.

 

  • O que o chorume causa?

O acúmulo de chorume no meio é um grande problema ambiental. Pode causar a poluição dos lençóis freáticos e outros mananciais e depósitos aquíferos subterrâneos. Mais diretamente, o chorume contamina o solo no local onde é formado.  

Além de todo o transtorno causado para com o meio ambiente, o chorume tem um potencial enorme de provocar impactos para a própria saúde humana e a dos animais. Isso porque o controle da infiltração e da qualidade das águas subterrâneas é difícil e custoso. Em locais de baixa renda, atingidos diretamente pela falta de saneamento, a utilização de água contaminada com chorume é muito provável de acontecer.

O quadro é ainda pior se considerarmos a alta concentração de metais pesados no chorume. Como esses metais tendem a se acumular nas cadeias alimentares, a contaminação pelo seu consumo é um risco sério e bastante real, já que a própria utilização de água contaminada na irrigação de plantações pode significar o adoecimento de populações inteiras.  

No caso do necrochorume, o risco ambiental é ainda maior, uma vez que a prática de enterrar os mortos acelera o processo, depositando a matéria orgânica a ser decomposta já no subsolo. Caso as práticas de sepultamento não sejam feitas corretamente, de acordo com a legislação ambiental, a contaminação dos aquíferos é ainda mais preocupante.

  • Tratamento de chorume

Existem algumas maneiras de tratar o chorume, evitando assim que o mesmo contamine as reservas de água do meio ambiente.

  • Recirculação

O processo de recirculação consiste na drenagem do chorume, captando-o e acumulando-o em um poço específico. Após a captação, ele é realocado no aterro. Por meio do uso de drenos, o líquido é distribuído em redes e, contando com microrganismos, tem sua ação tóxica atenuada.

  • Tratamento biológico

Esse é um método acessível, de baixo custo, que inclui algumas etapas, como: filtragem para separação dos sólidos e líquidos (caixas de areia e gradeamento); tanques de decomposição com bactérias anaeróbicas e aeróbicas; e tanques de compostagem, para transformação do material em adubo orgânico.

  • Tratamento bioquímico

Esse tipo de tratamento envolve a utilização de plantas como agentes despoluidores de materiais e recursos contaminados. Necessita ocorrer em um ambiente de equilíbrio, no qual as plantas serão responsáveis pela purificação.

  • Aterros sanitários

Os aterros sanitários são locais controlados para depósito e tratamento do lixo. Lá, o chorume é recolhido por meio da instalação de um sistema de drenagem que impermeabiliza o solo. É por ele que o chorume é recolhido e levado para os tanques utilizados no tratamento biológico. Lá ocorre a retenção dos metais pesados, de modo que a água possa retornar despoluída ao meio ambiente.  

A produção de chorume é um dos maiores problemas ambientais enfrentados pelos grandes centros urbanos, uma vez que pode atingir não apenas o solo e a água, mas também os seres vivos de maneira direta. Seu tratamento é essencial para a preservação do meio ambiente.  

Por isso, lixões ultrapassados precisam ser substituídos por aterros sanitários controlados, onde o chorume naturalmente produzido pelo acúmulo de matéria orgânica possa ser tratado e realocado.

  • Vantagens

Conversão dos gases em fontes de energias renováveis;

Geração de energia com motores a gás.

  • Desvantagens

  1. Impactos ambientais: poluição do meio ambiente; contaminação dos lençóis freáticos e aquíferos; riscos aos animais selvagens;
  2. Limite de quantidade de camadas de lixo;
  3. Presença de ratos, moscas e transmissão de doenças;
  4.   Alto custo econômico na implantação e na manutenção.

........................................................

Espero que eu tenha ajudado :3

Se puder dar melhor resposta irá me ajudar muito :P

Tenha um ótimo dia.

\left[\begin{array}{ccc}Ass:\\Mclaraalzira\\:)\end{array}\right]


mclaraalzira: tive q dar uma removida de umas explicações sobre biochorume e neochorume, caso queira é so falar :)
mclaraalzira: desculpa o tamanho rs
Perguntas interessantes