Ed. Física, perguntado por isquierdogabriella, 9 meses atrás

quais são as três grandes competições que os Jogos Olímpicos se tornaram??? PFV PRECISO DE RESPOSTA URGENTE


isquierdogabriella: eu sei que já foi respondida mas não entendi muito bem ;-;

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardofrancalimaaze
0

Resposta:

Nesta primeira de três edições da revista “A história dos Jogos Olímpicos”, o período compreendido entre a Antiguidade e Berlim-1936 é apresentado com todas as suas idiossincrasias. Nossa viagem pela Era Moderna se inicia com o Barão de Coubertin, responsável por resgatar o espírito da celebração esportiva de quase 3 mil anos atrás. Com os Jogos de Atenas-1896, seu sonho de unir nações, suspender guerras, estabelecer o diálogo entre os povos e promover a harmonia global começou a tomar forma.

Mas as coisas não saíram exatamente como o nobre francês gostaria: o esporte acabou se profissionalizando, o que o fez abandonar a presidência do Comitê Olímpico Internacional depois de Paris-1924, e as Olimpíadas foram interrompidas em razão da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais. No entanto, Coubertin conseguiu manter vivo o conhecido lema “O importante não é vencer, mas competir. E com dignidade” por muito tempo, e viu de longe o primeiro grande uso político dos Jogos, por Adolf Hitler, na Berlim de 1936.

A partir do fim da Segunda Guerra, em 1945, as tensões políticas, sociais e culturais se tornaram cada vez mais presentes. Na segunda edição da série “A história dos Jogos Olímpicos”, as Olimpíadas entre Londres-1948 e Seul-1988 serão o tema. A terceira e última falará dos Jogos a partir de Barcelona-1992 até Londres-2012.

Explicação:

Ruínas em Olímpia, na Grécia - Gustavo Alves / Agência O Globo

Na Grécia Antiga, Zeus carregava como símbolo do seu poder um raio. Representação da velocidade, que daria aos homens comuns da época o status de herói na origem dos Jogos Olímpicos, em 776 a.C. (antes de Cristo). Quase três mil anos depois, um dos atletas mais esperados no Rio, o jamaicano Usain Bolt, ganhou o codinome desta força da natureza por seus feitos no esporte fundador das Olimpíadas.

Mas no começo de tudo, foi um cozinheiro, chamado Koroibos, o grande personagem. Ele venceu os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade, em Olímpia, ao chegar à frente dos demais competidores na única prova daquela edição, conhecida como estádio, ao percorrer pouco menos de 200 metros — o comprimento do local de competição.

Ele teve a honra de ser o primeiro campeão a receber o Kotinos (uma coroa com ramos de oliveira) na entrada do Templo de Zeus, o Deus dos deuses gregos, a quem os Jogos eram dedicados de quatro em quatro anos — período denominado de Olimpíada. Sempre foram organizados no mesmo lugar: Olímpia, uma das principais cidades de Peloponeso, considerada um santuário, onde estavam os templos de Zeus e Hera, e um local de atividade religiosa e política.

Nas distintas versões históricas, os Jogos da Antiguidades têm relação com a mitologia grega. Há quem defenda que tudo teve início com o semideus Heracles de Ida ou que foram instituídos pelo próprio Zeus em memória de sua luta com Kronos. Há ainda o mito de que Hércules, filho de Zeus, organizou o evento em honra de seu pai após ter derrotado Áugias, Rei de Elis.

Qualquer que seja a história verdadeira, o propósito era esportivo. Ou melhor, o objetivo era mostrar as qualidades físicas e a evolução da performance dos homens. Além disso, era uma forma de socialização entre as cidades gregas. Tanto que, a partir do século IX a.C., foi instituída a tradição da "Trégua Olímpica" ou "Ekecheiria". Nesse período, as guerras eram suspensas e atletas, artistas, famílias e os peregrinos em geral podiam viajar até Olímpia para participar ou assistir aos Jogos e, depois, retornar a seus países em segurança. Mensageiros iam de cidade em cidade anunciando a data das competições.

Explicação:

Perguntas interessantes