Geografia, perguntado por marquesa6739, 9 meses atrás


Quais são as sete grandes religiões que possuem forte representação no continente asiático. Escolha três delas e explique as suas respectivas características.
Me ajudem por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por tomatisan
1

Resposta:

Budismo, Hinduísmo, Taoísmo, Confucionismo e Xintoísmo. (encontrei apenas essas)

Budismo:

O budismo (páli/sânscrito: बौद्ध धर्म Buddha Dharma) é uma filosofia ou religião não teísta que surgiu originalmente na Índia por volta do século VI a.C. e abrange diversas tradições, crenças e práticas baseadas nos ensinamentos, o Darma (páli: Dhamma, sânscrito: Dharma), de Siddhartha Gautama, intitulado de Buddha. É dividido em três grandes tradições: theravada (também chamado de hinayana), mahayana e vajrayana (ou tantrayana).

Essas tradições englobam as mais diversas escolas budistas como o zen, terra pura, kadampa e o budismo tibetano. É estimado que existam 500 milhões de seguidores no mundo, sendo considerada a quinta maior religião em número de adeptos no mundo. O maior número de seus seguidores encontra-se no oriente em países como Japão, China, Tibete, Butão e Tailândia. No Brasil, segundo o censo de 2010, residem aproximadamente 245 mil budistas.

O budismo se caracteriza por uma série de ensinamentos que guiam o ser humano desapegar de todos os defeitos próprios da humanidade como a raiva, ciúme, inveja para desenvolver as qualidades como o amor, generosidade, sabedoria etc.

O budismo, assim, é uma atitude perante o mundo, pois seus seguidores aprendem a desapegar-se de tudo o que é transitório, o que resulta numa espécie de auto suficiência espiritual.

Hinduísmo:

Hinduísmo é uma tradição religiosa que se originou no subcontinente indiano. É frequentemente chamado de Sanātana Dharma (सनातन धर्म) pelos seus praticantes, frase em sânscrito que significa "a eterna (perpétua) darma (lei)".  Num sentido mais abrangente, o hinduísmo engloba o bramanismo, isto é, a crença na "Alma Universal", Brâman; num sentido mais específico, o termo se refere ao mundo cultural e religioso, ordenado por castas, da Índia pós-budista. De acordo com o livro História das Grandes Religiões, "o hinduísmo é um estado de espírito, uma atitude mental dentro de seu quadro peculiar, socialmente dividido, teologicamente sem crença, desprovido de veneração em conjunto e de formalidades eclesiásticas ou de congregação: e ainda substitui o nacionalismo"

As principais características do hinduísmo são o respeito pela antiguidade e tradição; a confiança nos livros sagrados; a crença em Deus sob alguma forma e a sua adoração em algum aspeto; a persistência do sistema de castas, apesar da oposição vigorosa de alguns chefes e da sua existência ser negada pela constituição e etc.

Taoísmo :

O Taoismo, também chamado Daoismo e Tauismo, é uma tradição filosófica e religiosa originária do Leste Asiático que enfatiza a vida em harmonia com o Tao (romanizado atualmente como "Dao"). O termo chinês "Tao" significa "caminho", "via" ou "princípio", e também pode ser encontrado em outras filosofias e religiões chinesas. No taoismo, especificamente, o termo designa a fonte, a dinâmica e a força motriz por trás de tudo que existe.

O taoísmo é uma religião de filosofia chinesa; baseia-se no sistema politeísta e filosófico, de crenças parecidas com os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia.

Confucionismo :

O Confucionismo, ao contrário do que se acredita, não é propriamente uma religião, mas uma doutrina baseada no sistema filosófico do chinês Confúcio (Kung-Fu-Tzu), durante o século VI a.C.

Nesse período foi estabelecido um elaborado sistema de moral, social, político, religioso e de ensino, baseado nas antigas tradições chinesas e, ao mesmo tempo, inovadores em termos de racionalismo.

Principais Atributos do Confucionismo:

Humanidade, justiça, rituais, conhecimento, integridade, lealdade, piedade filial, continência, honestidade, bondade e perdão, juízo e senso de certo e errado, bravura, amabilidade e gentileza, respeito, frugalidade, modéstia e discrição.

Xintoísmo :

A tradição do xintoísmo foi criada antes do budismo e ganhou força no Japão no século VI.Ele explica a origem do mundo, do Japão e da família imperial japonesa.Originalmente, o xintoísmo não possuía nome, doutrina nem dogmas. Depois de sete gerações de divindades nascidas do próprio Cosmo, surgiu enfim o último casal, Izanagi e Izanami, que desempenhavam na tradição xintoísta o papel da criação. Do corpo de Izanami nasceram as oito ilhas que compõem o território do Japão.

O termo xinto quer dizer “caminhos dos deuses”. O xintoísmo é a religião nacional do Japão e constitui-se de crenças e práticas religiosas de tipo animista. Ao contrário da maior parte dos credos contemporâneos, não possui um fundador específico, livro sagrado, dogmas ou código moral.

O xintoísmo caracteriza-se pelo culto à natureza, aos antepassados, e pelo seu politeísmo, com uma forte ênfase na pureza espiritual, e que tem como uma de suas práticas honrar e celebrar a existência de Kami (神), que pode ser definido como "espírito", "essência" ou "divindades", e é associado com múltiplos formatos.

Espero ter ajudado! Bons estudos


marquesa6739: Obggg
tomatisan: de nada!
Perguntas interessantes