Quais são as semelhanças e as diferenças entre a ética que orientava o comportamento dos sujeitos sociais no passado e os princípios éticos que vigoram no presente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Segundo De Plácido e Silva a ética é derivada do grego ethikos, sendo definida como a “ciência da moral”.
Adentrando na concepção e filologia das palavras ética e moral, Leonardo Boff explica que:
Ética vem do grego ethos. Essa palavra se escreve de duas formas: com eta (a letra e em tamanho pequeno) e com o epsílon (a letra E em tamanho grande).
Ethos com e pequeno significa a morada, o abrigo permanente, seja dos animais (estábulo), seja dos seres humanos (casa) [...] A morada o enraíza na realidade, dá-lhe segurança e permite a ele sentir-se bem no mundo [...] o ethos não é algo acabado, mas algo aberto a ser sempre feito, refeito e cuidado como só acontece com a moradia humana. Ethos se traduz, então, por ética.
[...] ethos, mas escrito com E grande (o epsílo, em grego). Ele significa os costumes, vale dizer, o conjunto de valores e de hábitos consagrados pela tradição cultural de um povo. Ethos como conjunto de meios ordenados ao fim (bem/autorrealização), se traduz comumente por moral. Moral (mos-mores, em latim) significa, exatamente, os costumes e valores de uma determinada cultura.
Feita a devida diferenciação, justifica o referido autor que os hábitos e os costumes visam a fazer a moradia e o meio social sustentáveis, autônomos e habitáveis para toda humanidade.
Em meio a tantos conflitos mundiais de ordem política, econômica e religiosa, imperioso que a ética assegure de modo mais amplo possível o respeito a vida humana, como forma concreta de eliminar as diferenças entre países e culturas, transformando o mundo em uma imensa aldeia global de apoio coletivo e humanitário.
Assim, a ética deve possibilitar que o homem seja capaz compreender o direito alicerçado em princípios basilares que atendam as urgências humanas básicas de sobrevivência, com profundo respeito a vida humana e ao meio ambiente.
Contudo, não há como falar de ética, sem passar por Aristóteles.
Se existe, então, para as coisas que fazemos, algum fim que desejamos por si mesmo e tudo o mais é desejado por causa dele; e se nem toda coisa escolhemos visando à outra (porque se fosse assim, o processo se repetiria até o infinito, e inútil e vazio seria o nosso desejar), evidentemente tal fim deve ser o bem, ou melhor, o sumo bem.
Organizar as condutas numa postura ética pressupõe atitudes de respeito as diferenças, solidariedade, cooperação, repúdio às injustiças, às discriminações, valorizando o meio em que se vive, entendendo a Ciência Política numa visão de preservação da dignidade humana.
A ética como organizadora e reguladora das condutas humanas nos leva a refletir no campo jurídico como agir perante a uma situação cotidiana que envolve a vida do homem e de outros homens.
É importante ressaltar que o questionamento é amplo e complexo, pois remete a tomada de decisões e a juízos de valor.
Uma das principais urgências da ética é a da justiça social para suprir as necessidades básicas do homem, respeitando o planeta, pautada na equidade entre os seres.
Explicação:
espero ajudar vc <333 :)