ENEM, perguntado por BrunoLindo10, 11 meses atrás

Quais são as relações entre os ecossistemas terrestres e aquático?
(Ciências)

Soluções para a tarefa

Respondido por yudymassango191
6

Os ecossistemas terrestres são porções de terra habitadas por um conjunto de seres vivos que interagem com as características ambientais próprias da região.

O ecossistema é o conjunto dos organismos vivos e seus ambientes físicos e químicos, ou seja, a integração entre os fatores bióticos e abióticos

Ecossistemas aquáticos abrangem os ecossistemas de água doce: rios, lagos, lagoas e geleiras, assim como os recursos hídricos subterrâneos que são certos os lençóis freáticos e reservatórios subterrâneos; e também os ecossistemas marítimos e costeiros, como manguezais e restingas, nas áreas costeiras de mares e oceanos.

Respondido por alexsandracassemiro1
4

Resposta:

Os ecossistemas terrestres e os aquáticos são caracterizados pela coexistência dos seres vivos (componentes bióticos) e dos elementos não vivos (componentes abióticos), como água, solo e atmosfera, nos ambientes, mantendo complexas relações entre si.  

Ecossistemas terrestres : Nos ambientes, a disponibilidade de água e as variações na temperatura são fatores abióticos determinantes para a diversidade de seres vivos.  A tundra e os desertos são regiões com temperaturas extremas e baixa pluviosidade. Os ecossistemas da tundra apresentam baixas temperaturas ao longo de todo o ano e, portanto, grande parte da água nessas regiões está em estado sólido, porem  Os ecossistemas de desertos apresentam grande variação de temperatura ao longo de um dia e, assim, as águas dessas regiões encontram-se no estado de vapor em pequena quantidade, existindo em baixíssima quantidade no estado líquido. Os ambientes terrestres são influenciados pelas temperaturas anuais e pelas médias de pluviosidade (quantidade de chuvas), características importantes para a sobrevivência dos seres vivos nesses ecossistemas.

Ecossistema aquáticos: Os ambientes dos ecossistemas aquáticos variam de acordo com suas propriedades físico-químicas, como temperatura, concentração de sais minerais dissolvidos (salinidade), quantidade de gás oxigênio dissolvido (oxigenação), acidez, quantidade de partículas (turbidez) em suspensão e capacidade da penetração da luz solar na coluna de água (luminosidade). Eles podem ser dulcícolas ou marinhos.

Obs.: A maior parte da diversidade de vida do planeta encontra-se nos ecossistemas aquáticos. As propriedades físico-químicas das águas influenciam o tipo de vida nelas existente.

Explicação:

Perguntas interessantes