quais São as principais teses do construtivismo
Soluções para a tarefa
As características do construtivismo vão desde a formação do conhecimento através do currículo quanto a passagem das experiências de vida.
É interessante que se realize atividades que falem sobre todas as regiões do Brasil.
Por isso, nessa modalidade, uma feira com todos as regiões, apresentando costumes locais, histórias locais, contos, culinária etc, pode unir os alunos e promover uma troca interessante.
Resposta:O esquema a seguir tem como objetivo apresentar de forma sumária e sistematizada alguns tópicos relevantes para a compreensão sobre o construtivismo:
A visão construtivista da educação leva em consideração aspectos do desenvolvimento psicológico da aprendizagem do discente, articulando pontos que colaboram para a construção do conhecimento por parte do mesmo.
Na explicação construtivista, pressupõe-se que nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento, que se definem pelas configurações que uma pessoa tem em um determinado momento de sua existência acerca de algum objeto que seja passível de conhecimento.
Esta trama de níveis de conhecimentos prévios do aluno se aprimora a partir do momento em que o mesmo se sente desafiado a buscar novas informações e ampliar seus horizontes de aprendizagem, construindo assim o saber que lhe é necessário para as demandas que fazem parte da sociedade na qual ele está inserido.
Para a consolidação deste processo, é necessário que o aluno compare aquilo que ele já sabe com aquilo que lhe é novo, identificando semelhanças e diferenças e integrá-las em seus esquemas, ocorrendo o que chamamos de aprendizagem significativa dos conteúdos apresentados.
O ensino tem que ajudar a estabelecer tantos vínculos essenciais e não arbitrários entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios quanto a situação permita.
Aluno e professor são protagonistas do processo de construção do conhecimento, que é trabalhado de forma conjunta para que o saber se consolide de forma eficiente no ato de maturação dos campos psicológico e cognitivo do discente.
O caminho da construção do conhecimento se dá por meio de ações e práticas pedagógicas que objetivem que o aluno supere desafios e estabeleça novas metas em seu aprendizado.
Há a possibilidade de reflexão sobre as perguntas que desafiam o aluno, além de criar situações para que este elabore novas perguntas, oferecendo critérios para avançar no processo de ensino/aprendizagem.
Explicação: