Quais são as principais práticas humanas que provocam o desmatamento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia está sob forte ameaça de desmatamento. Entre janeiro e julho de 2019, o desflorestamento foi 67,2% maior do que no mesmo período de 2018. O dado é da Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Leia também:
Desmatamento: por que a Floresta Amazônica em pé vale mais
Com selo UEBT, Natura torna visível seu respeito pela biodiversidade
Amazônia: o que o desmatamento pode causar na América Latina?
O desmatamento traz graves prejuízos ambientais, para a qualidade de vida e sociais. Por isso, engana-se quem pensa que desmatar é a única forma de fazer a economia girar na região. Para quem vive na floresta, ela vale mais em pé do que chão.
Nós, da Natura, acreditamos que o uso dos produtos florestais não madeireiros é o melhor investimento. Dessa forma, juntamente com nossos parceiros, contribuímos para manter 1,8 milhão de hectares de floresta em pé. A base desse número vem de uma análise via sensoriamento remoto das taxas anuais de desmatamento da região amazônica produzidas pelo projeto Prodes, sistema de monitoramento também operado pelo Inpe. Esse dado é levantado a partir da nossa atuação nas cadeias produtivas, projetos socioambientais derivados da repartição de benefícios e o carbono circular, somado aos limites de unidades de conservação ambiental onde temos fornecimento e atuação há mais de cinco anos.
Explicação: