Sociologia, perguntado por Mariaalvesz, 6 meses atrás

Quais são as principais ideias de Nicolau Maquiavel sobre política? como essas ideias se relacionam com a política atual? ajudemmmm​

Soluções para a tarefa

Respondido por nakamissono
3

Resposta:

Virtu e fortuna: é melhor ter a virtu do que contar apenas com a fortuna, isto é, é melhor ter uma capacidade de provisão, uma força e, em alguma tradução, até a virtude, do que contar apenas com a sorte. Virtu é toda a característica de bom preparo do governante. Ter a boa sorte é bom, mas aquele que tem a boa sorte, e está preparado para a sorte ruim, permanece no poder.

Os fins justificam os meios: Maquiavel não disse essa frase, mas ela foi atribuída à sua obra por estar alinhada com o seu pensamento. Um bom governante, para manter o governo e a ordem social, precisa tomar medias impopulares e até cruéis às vezes. Em nome da ordem, essas medidas são justificáveis.

Ser amado é bom, mas é preferível ser temido: o temor impede a revolta. O amor é inconstante, e a confiança do amor permite a revolta. Não é de todo ruim ter algum amor do povo, mas é melhor ser temido, pois o que teme não se levanta contra.

Ações populares e ações impopulares: as ações populares, aquelas que agradam ao povo, que são boas para o povo, devem ser feitas lentamente. As ações impopulares devem ser feitas de uma vez. Essa tática visa a manter a popularidade do governante. Ele sempre será lembrado como bom, caso venha de tempos em tempos soltando parte do resultado de sua ação popular, e será rechaçado por um tempo (mas logo cairá no ostracismo), se tomar uma medida impopular de uma vez.

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO

Respondido por nalialago
0

seu pensamento politico orientou_se pelos fatos que vivenciou e em suas interpretações com base em circunstância históricas ,afastando_se,assim,de abstrações ou idealizações. Nicolau Maquiavel é entendido como o inaugurador da vertente realista em política .E contribui para a política comteporania ,para isso se faz necessário uma análise do período do renascimento ,Que reflete uma transição da idade média para a moderna ,em meio a uma instabilidade política ,a partir desse momento o autor passa a discorrer sobre a necessidade da moral,ética,e religião se desvincularam da política ,em nome da razões do estado ,em contraposição aos filósofos clássicos.

Perguntas interessantes