Quais são as principais doenças dos gatos e quais são facilmente transmissíveis ao homem? Como podemos evitá-las?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
1. Alergia respiratória
Os gatos produzem uma proteína chamada glicoproteína, que desencadeia uma série de sintomas alérgicos, como espirros, inchaços das pálpebras dos olhos, problemas respiratórios e até mesmo asma em determinadas pessoas. Estas não podem ter gatos como animais domésticos e também devem evitar ao máximo o contato com o animal.
Se você ganhou um gatinho e notou que estes sintomas se tornaram frequentes, como se estivesse sempre resfriado, com o nariz pingando, deve ir ao médico porque pode ser asma. Veja como controlar estes sintomas clicando aqui.
2. Toxoplasmose
É transmitida através da contaminação com as fezes do gato e pode causar mal formação no bebê se a mãe for contaminada durante a gravidez. Assim para se proteger, o gato deve fazer sempre suas necessidades numa areia própria para gatos, e esta deve ser limpa regularmente.
Para limpar deve-se usar uma luva ou um pequeno saco plástico e depois jogar as fezes e os restos de urina no lixo ou no vaso sanitário, dando descarga logo a seguir. Entenda o que é e como tratar a toxoplasmose clicando.
Se a pessoa for arranhada ou mordida deve ir ao médico para que ele indique o tratamento adequado.
Como evitar estas doenças
Algumas dicas para evitar a contaminação com doenças transmitidas pelos gatos são:
Levar o gato ao veterinário com regularidade, para que ele possa ser vacinado e receba o tratamento adequado;Lavar as mãos com água e sabão sempre após tocar ou brincar com o gato;Ter cuidado ao manipular as fezes do gato, utilizando luvas ou um saco plástico para pegar nelas e depois levá-las ao lixo devidamente ensacadas ou jogar no vaso sanitário;Trocar a areia do gato regularmente;Lavar muito bem os locais onde o gato tem o hábito de ficar;Não dormir na mesma cama que o gato, nem deixá-lo ficar no sofá ou cadeira.
CONCLUSÃO
Apesar de não apreciarem os gatos também precisam de banhos, mas o ideal é levá-lo ao veterinário até que ele se habitue. Uma boa estratégia é cobrir suas orelhas durante o banho porque os gatos tem medo de água porque receiam que esta possa entrar em seus ouvidos, o que pode causar uma infecção
Perguntas interessantes