Quais são as principais conquistas da educação alemã?
Soluções para a tarefa
Explicação:
A disparidade na qualidade de educação dessas três áreas é grande. A edição de 2003 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) aponta que o aproveitamento médio dos alunos do Hauptschule foi de 428 pontos. Já no Realschule essa média chegou a 510 pontos, enquanto no Gymnasium foi de 587 pontos
Resposta:
Resposta: Na Alemanha, quem quer ter uma carreira de sucesso precisa pensar no ensino médio desde criança. Se por um lado o mérito do aluno tem uma relação importante com as possibilidades de estudo, a trajetória estudantil também tem peso fundamental, já que é avaliada logo no início da formação acadêmica.
Explicação:No sistema educacional alemão, cada estado tem autonomia sobre a legislação e diretrizes da sua rede, mas em quase todo o país o ensino primário termina na quarta série. As duas séries seguintes já fazem parte do segundo grau e são conhecidas como “período de orientação”. Durante esses dois anos, o professor acompanha de perto o comportamento e as notas de um estudante. Com base nisso, cabe a ele, no final, recomendar para qual das três “áreas” do ensino médio o aluno irá – as opções costumam não ter volta. Os pais também tomam parte na decisão, porém têm pouca influência. A maior parte dos estudantes da educação básica alemã estão em escolas públicas gratuitas – apenas 6% deles frequentam instituições privadas. Segundo uma pesquisa realizada em 2008 pelo governo federal, 20% dos estudantes frequentam escolas do tipo Hauptschule , 27% estão em Realschulen, 6% nas instituições que reúnem essas duas áreas e 35% no Gymnasium . Contudo, mesmo que a definição do percurso de um aluno seja feita muito cedo, há maneiras de migrar entre essas áreas. Alunos com as melhores notas do Hauptschulen podem solicitar a admissão no décimo ano do Realschule . E os alunos com as melhores notas no Realschule conseguem entrar em uma instituição chamada Fachgymnasien , que oferece entre dois e três anos do conteúdo ensinado no Gymnasium – o intuito é prepará-los para o exame Abitur. A disparidade na qualidade de educação dessas três áreas é grande. A edição de 2003 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) aponta que o aproveitamento médio dos alunos do Hauptschule foi de 428 pontos. Já no Realschule essa média chegou a 510 pontos, enquanto no Gymnasium foi de 587 pontos.