História, perguntado por gabrielmeira, 1 ano atrás

Quais são as principais cidades-estados fenícias?

Soluções para a tarefa

Respondido por soso4521
2
Três cidades fenícias importantes: Biblos, Tiro e Sidron 
Os fenícios deixaram várias contribuições para a humanidade. A mais importante de todas é, sem dúvida, o alfabeto. Composto de 22 letras, que são as nossas consoantes, eles revolucionaram a escrita, superando a escrita cuneiforme dos sumérios e os hieróglifos dos egípcios. 
Além disso, eram grandes navegadores e comerciantes, sendo considerados "filhos do mar". Existe inclusive, uma teoria de que, os fenícios vieram ao Brasil na antiguidade. Essa teoria existe por que, na Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, existem símbolos que se assemelham com a escrita fenícia.
Respondido por nilidis
1

Resposta:

Considera-se que os Fenícios eram descendentes dos netos de Noé, os semitas. Por morarem numa faixa estreita do litoral (hoje o atual Líbano) desenvolveram o comércio marítimo. Como possuíam muito cedro, tornaram-se exímios construtores de navios.

Biblos, Tiro e Sidon. Possuíam bons portos e isto era fundamental numa civilização como a Fenícia que era voltada ao  comércio marítimo. É bom saber que  a Fenícia não era como um estado onde haviam as cidades, valia mais o conceito Grego onde cada cidade, era uma cidade-estado com formas de governo diferentes, etc.

Biblos: ou Bulbos não era somente o nome de uma poderosa comunidade fenício. Biblos era também a palavra grega para o papiro, ou seja, o material sobre o qual se podia escrever. Foi dessa palavra que se desenvolveu mais tarde a expressão, biblion, o livro, e, por fim, O Livro dos Livros. Sua datação é da idade do Bronze, levando os arqueólogos a concluírem que  ela está entre as mais antigas comunidades humanas de existência perene no mundo. Possuía o mais intenso e importante comércio marinho. Um muro com duas entradas, uma voltada para o continente, outra para o mar, cercava toda a comunidade. As suas ruelas concêntricas dirigiam-se para o centro da cidade. Um sistema de canais conduzia para fora de seus muros as águas das chuvas e dos esgotos.

Esse tipo de construção e as ricas oferendas encontradas junto aos antigos túmulos indicam que não era das piores a vida que levavam os habitantes da primitiva Biblos. De fato, devem ter sido abastados e, portanto, dispostos a defender suas posses sempre que necessário.

Sidon: primeiro empório fenício, negociou  em metais: explorou o cobre em Chipre e o ouro nos rios da Cólquida, no pé do Cáucaso (atualmente a Mingrelia)  e traficou no Mar Negro XIII ou XIV  séculos antes de Cristo. Destruída Sidon pelos filisteus, povo igualmente marítimo, estabelecidos mais ao sul, fundou-se Tiro, cujas expedições atingiram sucessivamente a Sicília, a Sardenha, a Córsega, as Baleares, a Península Hispânica,donde também traziam prata, e o Atlântico tormentoso da baía de Biscaia. A lenda  fenícia atribui a seu Hércules nacional, o deus Melkarth, do comércio, que é o mesmo Marloc cartaginês ( lembrando  que Cartago também foi uma cidade fenícia), a façanha da separação da Espanha e da África.

Explicação:

Perguntas interessantes