Quais são as principais características do poema retrato
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
o eu lírico desenha a si mesmo, descrevendo as mudanças que ocorreram com o passar do tempo: mudanças físicas, psicologias e de percepção. A autora compara quem ela era no passado e como ela se enxerga no presente.
As alterações observadas por Meireles são elencadas pela descrição de alguns membros, como: olhos, lábio, rosto e mãos. Todos esses órgãos recebem um adjetivo que não corresponde ao que era anteriormente, mas que correspondem ao que eles se tornaram.
Neste poema, como em outras partes da obra de Cecília Meireles notam-se alguns temas comuns, tais como: a existência humana, a invalidade dos bens materiais, a falta de sentido na vida, a solidão, a perda e a distância. A rapidez no tempo da vida é descrito pela mudança: “tão simples, tão certa, tão frágil...”. No poema percorre-se toda a existência humana: a infância, a adolescência, a fase adulta e idosa. Em tom melancólico, mas não desesperador a autora descreve essa mudança como algo comum e que se tem que aceitar, pois é a condição natural da vida humana.
Resposta:
...
Explicação:
eu lírico faz um retrato de si próprio, constatando as mudanças, as transformações psicológicas e físicas pelas quais foi passando ao longo da vida.
Esse poema se estrutura numa comparação entre como a pessoa era no passado e como ela é no presente. Para isso, o eu-poético utiliza-se de alguns termos para caracterizar as partes do corpo desse eu que está sendo desenhado ao leitor, como:
Rosto: calmo, triste e magro
Mãos: paradas, frias e mortas
Olhos: vazios
Lábio: amargo
Mudança: simples, certa e fácil.