Quais são as músicas brasileiras que estamos nos referindo? Quais contextos escolares? Quais alunos?
Como faremos para dar conta dessa diversidade musical brasileira nas aulas de música da escola regular?
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Ao longo da História, tanto no Brasil quanto na Europa, a
Música na Escola tem enfatizado em determinados momentos a aprendizagem do
canto; em outros, do instrumento e o ensino da notação musical; outros uma
fruição espontânea da linguagem musical. Diante da diversidade musical
existente, o educador musical tem de refletir sobre qual Música desenvolver na
Escola e qual proposta de aprendizagem pode ser a mais adequada para a
comunidade com a qual se trabalha. A Música possui as funções sociais de
expressão emocional (liberação de ideias e sentimentos não revelados no
discurso comum); de Prazer Estético; de Divertimento; de Comunicação; de
Representação Simbólica (significados afetivos, culturais); de Reação Física
(dança); de Conformidade a Normas Sociais (letras que veiculam comportamentos);
de Validação de Instituições e Rituais (preservação da ordem); de Continuidade
e Estabilidade da Cultura (conservação da história, lendas, mitos); de
Integração Social (união social, satisfação de pertencer a um grupo). No
contexto educativo podem ocorrer atividades musicais de execução (o educando
canta ou executa um instrumento, incluindo o corpo como um instrumento)
composição/criação (o educando compõe e/ou improvisa); apreciação (o educando
pode revelar sua compreensão de produções sonoras presentes ou internalizadas
por meio de movimentos corporais, imagens, palavras ou algum tipo de notação)
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