Quais são as ferramentas mais usadas na agricultura
Soluções para a tarefa
Resposta:
Arado, enxada, serrote e pulverizador.
Explicação:
Arado, enxada, serrote e pulverizador. Esses são só alguns dos itens utilizados na agricultura. Hoje em dia, a mecanização do campo é uma realidade e, cada vez mais, a produção em larga escala exige soluções complexas e modernas que demandam capacidade técnica.
O trator é o veículo agrícola mais conhecido e serve para multiplicar a força de trabalho. Ele é usado para cultivar, plantar, arar e até mesmo espalhar fertilizantes. Sua versatilidade o colocou como o principal instrumento da mecanização agrícola.
Basicamente, existem tratores de esteiras e isométricos ou sobre rodas. Os primeiros levam vantagem em relação à sua facilidade de manuseio, ao passo que os últimos têm melhor aderência em terrenos mais acidentados.
A opção por um ou por outro modelo de trator depende muito do tipo de cultivo e do terreno que se pretende fertilizar.
As colhedoras são máquinas de tração específicas para fazer a colheita dos grãos, automatizando, assim, o processamento agrícola.
Basicamente, elas podem ser de arrasto, montadas e autopropelidas. As de arrasto são aquelas acopladas à barra de tração do trator e são acionadas mecanicamente. As montadas possuem um sistema hidráulico e são colocadas também sobre o trator. Já as autopropelidas possuem sua própria fonte de potência.
Os arados são usados para o preparo inicial da terra para receber os grãos. Os mais populares são os de disco ou de aiveca. Os arados de disco são acoplados no trator e podem ter tamanhos e quantidades diferentes. Eles promovem o corte e a elevação da terra. Os arados de aiveca têm uma superfície retorcida, o que justifica seu nome. Eles fazem a elevação e o corte da terra.
As semeadoras são máquinas agrícolas que promovem, de forma mecanizada, a distribuição de sementes. Algumas, além de semear, fazem adubação.
De forma geral, as semeadoras são divididas em dois tipos: de fluxo contínuo e de precisão. As semeadoras de fluxo contínuo são indicadas para sementes miúdas, como o trigo, e a sua distribuição é feita sem intervalo. Já as semeadoras de precisão são indicadas para grãos graúdos, como a soja e o milho, e, diferentemente das semeadoras de fluxo contínuo, as de precisão fazem a distribuição de sementes em intervalos programados.
O maquinário agrícola, assim como qualquer outro, exige uma manutenção frequente. Seu custo elevado e a complexidade tecnológica demandam atenção e cuidados. Para garantir um melhor desempenho e mais durabilidade, é importante adotar medidas preventivas, como a limpeza das peças com produtos especializados.