quais são as estruturas encontradas nas pteridófitas e ausentes nas briófitas? como elas interferem na adaptação desse grupo?
Pfv gente
Soluções para a tarefa
As briófitas e as pteridófitas são plantas criptógamas (cripto = escondido; gama = gametas) isto é, apresentam estruturas produtoras de gametas pouco visíveis.
Não apresentam flores, frutos nem sementes. Algumas, como os musgos, são muito pequenas; outras podem ter grande porte, como os samambaiaçus, que atingem vários metros.São plantas que dependem da água para sua reprodução, geralmente estão presentes nas proximidades de cachoeiras e são abundantes em florestas tropicais.As Briófitas
Características gerais
As briófitas são as plantas mais simples. Constituem uma exceção no reino das plantas, pois não têm vasos condutores. A ausência desses vasos condutores limita o tamanho dessas plantas, que são organismos de pequeno porte, alcançando poucos centímetros.
Como qualquer outra planta, as briófitas apresentam cloroplastos e são capazes de realizar fotossíntese, sendo organismos autótrofos fotossintetizantes.Grupos
As briófitas podem ser divididas em três grupos: os musgos, as hepáticas e os antóceros. Os musgos são as briófitas mais conhecidas e estão presentes em muitos vasos de xaxim em nossa casa, porém quase sempre não percebemos pelo seu tamanho reduzido. As hepáticas são assim chama- das porque sua forma lembra um fígado. As briófitas menos conhecidas são os antóceros.
Organização corporal e ciclo de vida
No ciclo de vida, formam-se dois tipos de indivíduos: o gametófito e o esporófito.
As partes de uma briófita, com destaque para os gametófitos haploides formados por filoides, que realizam fotossíntese, cauloides e rizoides.
Esquema da organização geral do corpo de uma briófita.
O gametófito é o organismo mais desenvolvido no ciclo do musgo. É verde e forma grupos de indivíduos, constituindo tapetes aveludados sobre o solo, rochas ou troncos de árvores. O gametófito tem filamentos que fixam o musgo ao substrato e recebem o nome de rizoides (falsas raízes); um eixo cilíndrico que lembra o caule de outras plantas e é conhecido como cauloide (falso caule); e lâminas verdes, muito simples, denominadas filoides (falsas folhas).
O esporófito, no entanto, não está sempre presente. Forma-se sobre o gametófito feminino quando ele é fecundado; consta de um eixo chamado haste, em cuja extremidade desenvolve-se uma estrutura dilatada – a cápsula, ou esporângio. A cápsula madura abre-se e libera os esporos.
Os esporos são células especiais protegidas por uma cobertura resistente. São dispersos principalmente pelo vento. Quando caem em um lugar adequado, com condições favoráveis de temperatura e umidade, germinam e geram novos gametófitos.
Diferentes tipos de briófitas
Vasos condutores
Explicação: