Biologia, perguntado por henriiqueee1557, 1 ano atrás

quais são as duas proteínas envolvidas na contração muscular

Soluções para a tarefa

Respondido por lazerX
2
No músculo relaxado, o ATP liga-se a parte globular ou cabeça da miosina. Mesmo antes de reagir com a actina, o ATP se hifrolisa, gerando ADP + P. No músculo relaxado, o complexo troponina, tropomiosina interpõe-se entre as duas moléculas, impedindo a interação entre a Miosina e a Actina. 

A contração muscular se inicia com a liberação dos íons Cálcio do Retículo e a conseqüente elevação desse íon no sarcoplasma. Isso permite a ligação do Cálcio a Troponina, que por sua vez, promove o deslocamento do filamento de tropomiosina, permitindo a interação entre a Actina e a Miosina. 

Neste momento há uma diminuição da afinidade da Miosina pelo ADP + P, fazendo com que essa molécula se dissocie da Miosina. Isso faz com que a cabeça da Miosina se mova, puxando a Actina, promovendo seu deslizamento sobre o filamento de Miosina. Após completar o movimento, a cabeça da miosina fica fortemente presa a actina. Para que a Miosina se dissocie, é necessário que o ATP se ligue novamente a ela, iniciando um novo ciclo. Se não houver ATP, a miosina permanece fortemente ligada a actina, em uma situação chamada Rigor.

henriiqueee1557: vlw obg
Respondido por franciscaaraujo
4

São  actina e miosina:

A actina aparece sob a forma de filamentos finos, enquanto a miosina é representada por filamentos grossos. A interação da actina com a miosina é o grande evento desencadeador da contração muscular.



Referências: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/sustentacao7.php








Perguntas interessantes