Quais são as duas maiores adaptações das sanguessugas ao seu modo de vida? Explique cada uma delas.
Soluções para a tarefa
SOBRE AS SANGUESSUGAS:
As sanguessugas são animais pertencentes ao filo Annellida, classe Hirudinea ou Hirudinoidea, e vivem em ambientes úmidos ou em água doce. Elas são bastante conhecidas pelo fato de algumas espécies serem parasitas externas (ectoparasitas) temporários de outros animais.
Elas apresentam um corpo cilíndrico revestido por uma cutícula e, diferentemente de outros anelídeos, não possuem cerdas. As sanguessugas são celomados, e seu celoma é dividido em segmentos (metâmeros). Elas apresentam também duas ventosas: uma posterior, que auxilia na fixação e locomoção, e uma anterior, que ajuda a sugar o sangue dos animais parasitados por elas.
DUAS ADAPTAÇÕES DAS SANGUESSUGAS:
● Reprodução: As sanguessugas são hermafroditas e apresentam fecundação cruzada. A maioria delas produz um casulo contendo os ovos fecundados que são depositados na terra ou na água. Não há reprodução assexuada, nem regeneração de partes perdidas de seu corpo.
● Circulação: O sistema circulatório é constituído por seios que se comunicam, e alguns deles pulsam para impulsionar a circulação do sangue.
Espero ter ajudado ^_^