Biologia, perguntado por ElectroZ1324, 1 ano atrás

Quais são as diferentes teorias sobre o origem da vida?
(O mais direto possível)

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoriegel10
0
Criacionismo e fixismo
Panspermia
Abiogênese
Teoria de Oparin e Haldane

Respondido por Maressasantos2002
0
Vou dizer algumas e explicar para você.
1. Teoria dos mares

Você já imaginou se a vida foi iniciada em um ambiente aquático? Pois é, a teoria de que a vida surgiu nos mares indica que tudo pode ter começado através de fontes hidrotermais – uma das maiores zonas de biodiversidade da Terra – que não necessitam de luz solar e fotossíntese.

As fontes teriam expelido moléculas ricas em hidrogênio, mantendo-as concentradas em um único ambiente, favorecendo os minerais catalisadores. Até hoje, esse ambiente cultiva um grandioso ecossistema.

2. Primórdios no gelo

Quando o sol não esquentava tanto a Terra como nos dias de hoje, o gelo pode ter dominado os oceanos. Já imaginou você, indo para a praia com os amigos, quando se depara com o mar todo congelado? Assim fica difícil, né?

A camada de gelo possivelmente formada no oceano há 3 bilhões de anos pode ter protegido alguns compostos orgânicos mais frágeis dos raios ultravioleta. Aliás, o frio pode ter sido um dos fatores fundamentais para ajudar as moléculas a sobreviver por mais tempo, permitindo a proliferação.

A teoria vem sendo aprimorada ao longo dos anos por cientistas como Stanley Miller e o biólogo molecular da Universidade Albert Einstein de Medicina em Nova York, Matthew Levy.

3. Panspermia

Idealizada por Anaxágoras no século 5 a.C. na Grécia, Panspermia é uma das hipóteses de que a vida foi trazida à Terra por meteoritos, asteroides e planetoides.

A teoria propõe que a vida pode sobreviver aos efeitos adversos do espaço; como as bactérias extremófilas (organismos que conseguem sobreviver a condições geoquímicas extremas) que podem ficar presas em matérias para viajar por um longo período até colidir com outros planetas.

Você que lembrou do Venom dos quadrinhos do Homem-Aranha, sim, a simbiose pode ser uma bactéria extremófila, por que não? Afinal, ela sobrevive a qualquer condição.

Quando essas bactérias extremófilas conseguem se adaptar às condições de outros planetas, a vida começa! Elas vão ser capazes de iniciar o processo de proliferação e evolução. O conceito de Panspermia também relaciona que é possível existir vida em outros planetas – será que todos nós somos descendentes de seres extraterrestres?

4. Faíscas da vida

Um famoso experimento realizado pelos cientistas Miller e Urey na Universidade de Chicago em 1953 pode indicar o início de vida na Terra. A experiência consistia em simular as condições primitivas de 3 bilhões de anos.

Para realizar todo o processo foi preciso de um recipiente fechado com um balão contendo água, metano, amônia, hidrogênio e descargas elétricas. Depois de um tempo de exposição diante das faíscas, alguns compostos orgânicos surgiram dentro do ambiente vedado, incluindo aminoácidos e açúcares.

Ao que tudo indica, o clima morno e úmido da Terra naquela época pode ter sido essencial para a criação de compostos básicos necessários para a vida.

5. Origem da vida e argila

Sabe a argila que você usava para atirar no amigo nas aulas de Educação Artística na escola? Então, ela pode ter sido responsável pelo início da vida. De acordo com uma ideia elaborada pelo químico Alexander Graham Cairns-Smith, da universidade de Glasgow na Escócia, a teoria mostra que a argila pode adsorver compostos orgânicos, desempenhando uma função de catalisador e protetor de reações – protegendo inclusive de radiação.

Em algumas mitologias como a grega de Prometeu e Atena, é comum encontrar referências de que a vida foi criada através de um molde de argila.
Perguntas interessantes