Geografia, perguntado por mariavisilva, 1 ano atrás

Quais são as críticas ao modelo neoliberal quando se consideram setores como saúde, educação em países emergentes como o Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaisaura27
118
Na economia neoliberal, o Estado teria mínima influência na economia, ou seja, ela se autorregularia. Isso envolve privatizações: setores de saúde e educação estão incluídos. Significa dizer que programas de saúde públicos e escolas públicas seriam privatizados; há quem defenda essa ideologia com base em "falência de recursos governamentais". Porém, o mercado interno não teria condições de competir com o estrangeiro e nem toda a população teria acesso aos serviços. 
Respondido por vchinchilla22
4

As críticas ao modelo neoliberal quando se consideram setores como saúde, educação em países emergentes como o Brasil, basicamente é dada pela desigualdade que ela gera, pois somente uma parte da sociedade, aquela que têm maior renda poderá ter acesso mais facilmente a esses setores.

A crescente desigualdade é o resultado de vários desenvolvimentos. Por um lado, a desregulamentação de setores como transporte, saúde, educação e comunicação e o consequente declínio salarial ocorrido ali.

O produto da desregulamentação financeira, da concorrência desenfreada e da mercantilização do interior das grandes empresas levaria a um novo contexto econômico, no qual as finanças ganhariam importância sobre a economia real.

O neoliberalismo tem sido acusado de expandir o controle de organizações internacionais parciais, como forma de favorecer o investimento corporativo e transnacional de empresas americanas e europeias em amplos setores do Terceiro Mundo, tornando-o uma maquila empobrecida para lucrar e repatriar lucros para suas respectivas nações.

Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/14174164

Anexos:
Perguntas interessantes