Geografia, perguntado por BryanOctavio, 1 ano atrás

Quais são as consequências econômicas e sociais do vírus HIV para países da Europa e da África ?

QUEM PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO DESDE JA ♥

Soluções para a tarefa

Respondido por BrenoDickson
0
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que, só em 2015, 1 milhão de pessoas tenham morrido por causas associadas a doença, e outras 2 milhões tenham adquirido a infecção.

Atualmente, há aproximadamente 36,7 milhões de pessoas vivendo com a doença no mundo; a maioria delas (70%) vive em países da África subsaariana.

Um décimo das pessoas HIV-positivo são crianças com menos de 15 anos de idade. Mais de mil são infectadas a cada dia. Sem tratamento, metade dessas crianças morrerão antes de completarem 2 anos de idade.

 

O que causa o HIV/Aids?

O HIV/Aids é causado pelo vírus da imunodefiência humana, que geralmente é transmitido por meio de relação sexual sem uso de preservativo e pela troca de fluidos corporais. O vírus também pode ser transmitido durante a gravidez, no parto, em transfusões sanguíneas, em transplantes de órgãos, durante a amamentação e por meio do compartilhamento de agulhas contaminadas.

Algumas pessoas podem desenvolver sintomas similares aos de uma gripe, como febre, mal-estar prolongado, gânglios pelo corpo, erupções cutâneas vermelhas na pele, dor de garganta e dor articular nas primeiras duas a seis semanas depois da infecção pelo vírus. Outras pessoas podem não apresentar sintomas por muitos anos enquanto o vírus, vagarosamente, se replica.

Uma vez que esses sintomas desaparecem, o HIV não se manifesta por meio de outros sintomas por muito tempo (em torno de 2 a 15 anos).

Considera-se que uma pessoa vivendo com o vírus HIV tenha desenvolvido a Aids quando seu sistema imunológico estiver fraco a ponto de não poder mais combater infecções oportunistas e doenças como a pneumonia, a meningite e alguns tipos de câncer. Uma das infecções mais comuns entre pessoas vivendo com a Aids é a tuberculose (TB), que, a cada ano, causa um terço das mortes nessa população.

Perguntas interessantes