Contabilidade, perguntado por araraazulro, 11 meses atrás

Joint Venture Entre a Empresa XKW.2020-02.
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática o caso da “Empresa XKW S/A”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do trabalho em grupo. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade exige.
Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da melhor forma possível.
Leitura e interpretação da SGA
Para atingir os objetivos desta produção textual, vocês deverão seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerada a seguinte problemática: “Caso: avaliação da proposta de Joint Venture entre a empresa XKW e uma empresa Japonesa” apresentada na sequência.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Caso: avaliação da proposta de Joint Venture entre a empresa XKW e uma empresa Japonesa
Caros Alunos,
Sejam bem-vindos a esta Produção Textual que tem como temática “Caso: avaliação da proposta de Joint Venture entre a empresa XKW e uma empresa Japonesa”, afinal as dificuldades econômicas têm demandado reinvenções dos negócios em todo o mundo.
As transformações societárias, as reorganizações de empresas e as parcerias são instrumentos utilizados há tempos pelas empresas como forma de manter a sua competitividade e sobrevivência. Algumas vezes, até mesmo, envolvendo concorrentes.
Nesse contexto, a estrutura de direito dos países tem buscado formas para legalização e operacionalização jurídica destas reorganizações.
Dentre as formas pelas quais é possível o estabelecimento de parcerias entre as empresas está a Joint Venture que compreende a associação econômica entre duas empresas que objetiva, dentre outros, a adequação dos negócios à globalização e consequente competição internacional.
É nesse contexto que a empresa XKW S/A está analisando a possibilidade do estabelecimento de uma parceria econômica com uma empresa Japonesa que atua no ramo de tecnologia embarcada e que visa, dentre outras ações:
• A inserção de tecnologia de comunicação via internet 5G nos produtos fabricados pela empresa brasileira.
• Criação de uma planta industrial para a fabricação do produto atualizado tecnologicamente no Japão.
• Compartilhamento de Know How entre as empresas, tanto dos produtos fabricados pela empresa brasileira como das tecnologias desenvolvidas pela empresa japonesa.
As análises envolvendo a possibilidade da parceria são muitas, porém no momento a questão principal está no impacto sobre a situação patrimonial da empresa brasileira.
Ocorre que a empresa deve analisar com muito cuidado a sua atual situação para evitar que a parceria cause impactos negativos sobre a sua situação que no atual momento se apresenta razoavelmente estável como é possível analisar no balanço patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício apresentados a seguir.
É a partir da atual situação patrimonial e das informações envolvendo a parceria na forma de Joint Venture que você é convidado a realizar as atividades que seguem.
Vamos iniciar os trabalhos!
Em uma proposta para a Joint Venture entre a empresa XKW e a empresa Japonesa foi apresentado a seguinte informação em dois cenários:
Cenário 1 - Supondo que as partes estabeleçam um acordo: a empresa XKW teria 50% dos direitos de voto no negócio e a empresa japonesa teria 50%.
Cenário 2 - As duas empresas analisam a possibilidade de uma terceira empresa, a entidade ABC, participar dessa negociação. Nesse caso, a empresa XKW teria 50% dos direitos de voto no negócio e a empresa Japonesa teria 30% e a empresa ABC teria 20%. O acordo contratual entre as três empresas especifica que, pelo menos, 75% dos direitos de voto são necessários para efetivar a tomada de decisões sobre as atividades relevantes do negócio. Mesmo que a empresa XKW possa bloquear qualquer decisão, ela sozinha não controla o negócio porque precisa da concordância da empresa Japonesa. Os termos de seu acordo contratual que exigem no mínimo 75% dos direitos de voto para a tomada de decisão sobre as atividades relevantes sugerem que as empresas XKW e Japonesa possam ter controle conjunto do negócio, uma que as decisões sobre as atividades relevantes do negócio não podem ser tomadas sem a concordância tanto da XKW quanto da Japonesa.

Soluções para a tarefa

Respondido por dimanicosdosul
1

Resposta:

A empresa XKW quer se juntar a uma empresa japonesa com fumo ao sucesso empresarial. As empresas têm pontos de vista diferentes e metodologias divergentes como qualquer entidade empresarial, por isso vão ver se adotarem uma Joint Venture será um bom negócio no longo prazo.

Explicação:

Para consolidar essa junção, (66) 9.9694-5762.


micaelecontab: Portfólio Unopar Empresa XKW S/A – Portfólio Ciências
Contábeis 7º e 8º Semestre. Avaliação da proposta de Joint
Venture entre a empresa XKW e uma empresa Japonesa PRONTO!
Lúdica Acadêmica
Mica Barbosa
Tel: 62 99868-0690
Respondido por micaelecontab
0

Resposta:

Portfólio Unopar Empresa XKW S/A – Portfólio Ciências

Contábeis 7º e 8º Semestre. Avaliação da proposta de Joint

Venture entre a empresa XKW e uma empresa Japonesa

PRONTO!

Lúdica Acadêmica

Mica Barbosa

Tel: 62 99868-0690

Explicação:

Perguntas interessantes