Quais são as consequências de um vazamento de petróleo para o meio ambiente?
Soluções para a tarefa
O vazamento de petróleo causa sérios danos ao ecossistema marinho. A fauna e flora que entram em contato com o óleo são prejudicados instantaneamente e a longo prazo. As algas, os peixes, mamíferos e aves têm a sua sobrevivência ameaçada. A presença da substância afeta a fotossíntese das algas e reduz a quantidade de gases necessários para a vida delas. Já os mamíferos, peixes e aves marinhas são intoxicados pela ingestão de hidrocarbonetos que estão presentes no petróleo, além de afetar o isolamento térmico destes animais e comprometer a capacidade de voar dos pássaros.
A presença do óleo nas praias nordestinas, por exemplo, também provoca prejuízos para a vida humana. Ele pode causar a irritação da pele e olhos dos indivíduos. Além disso, neste caso ele traz malefícios à economia da região, ao afetar o turismo e as atividades pesqueiras.
Por todas estas razões, é imprescindível sejam adotados protocolos de emergência rápidos para conter os avanços do petróleo pelas águas. Quanto maior o tempo para tomada de uma ação de contenção e limpeza, piores são os impactos para a natureza e por mais tempo perdurarão.